Mindfulness emagrece?

Mindfulness é a técnica de meditação que enfatiza atenção plena. Inclusive no que se come.

Mindfulness é a técnica de meditação do momento. O método de atenção plena tem sido cada vez mais praticado, e diversos cursos e palestras sobre o assunto têm tomado as mídias e as conversas.

Claro que uma pergunta inevitavelmente seria feita: mindfulness emagrece? Os benefícios da meditação de atenção plena podem se estender para a perda de peso?

Princípios básicos da meditação

O mindfulness é uma extensão da meditação cujo objetivo é o foco em si mesmo e no momento presente. Essa é uma simplificação para fins de melhor entendimento; o mindfulness é algo profundo e nosso blog apenas arranhará a superfície.

A meditação é tão antiga quanto a humanidade e seu intento, para que foquemos apenas na sua função, digamos, terapêutica, é prestar atenção no momento presente e em como seu corpo age durante esse momento.

Atentar-se à respiração, ao pensamento, concentrar-se para acalmar o turbilhão mental, relaxar músculos e mente, ter autoconsciência e autodisciplina; basicamente, a meditação busca a paz que podemos gerar para nós mesmos.

Por mais esotérico que isso possa parecer, a meditação tem encontrado na ciência um respaldo para sua prática.

E o mindfulness?

O escopo dessa técnica de meditação é prestar atenção em si mesmo e no que nos rodeia no exato momento da prática.

Isso envolve atenção plena ao que se fala, ao que se ouve, ao que entra e sai de seu corpo (desde o ar até a comida). O mindfulness quer ampliar o uso dos nossos cinco sentidos em todas as tarefas cotidianas. Sim, varrer o chão e ir ao supermercado, inclusive.

A atenção plena pregada pelo mindfulness quer ajudar a pessoa a ser mais focada, saudável, relaxada, controlada, criativa e feliz e a ser ciente dos focos de distração cotidiana, tanto externos (ruídos, por exemplo), quanto internos (ansiedade).

(Lembrando: o texto acima é uma simplificação. Nosso papel é explicar de forma inicial e didática os tópicos abordados em nosso blog.)

Como o mindfulness pode ajudar a emagrecer?

Para nos mantermos no escopo usual de nosso blog, voltemos à pergunta inicial: mindfulness emagrece?

A atenção plena ao que se come pode, sim, ajudar na perda de peso e no consumo de alimentos mais saudáveis. O mindfulness treina a consciência do que se come e no que entra em nossa boca, morder e mastigar lentamente, prestando atenção em texturas e sabores.

Saber diferenciar o ato de comer por impulso, definir essa ansiedade e controlá-la para que a vontade de comer não seja uma desculpa para lidar com o nervosismo, a culpa e a busca por uma “felicidade alimentícia”.

O controle da fome no mindfulness faz com que saibamos o que a fome realmente é e qual o seu papel. Estudos com praticantes da atenção plena verificaram que o consumo de calorias entre eles diminuiu, mesmo quando a fome estava presente.

Considerações finais

Meditação é uma técnica milenar e provou-se eficaz durante todo esse tempo. O processo da atenção plena preconizado pelo mindfulness é uma espécie de “nível superior” dessa técnica.

Isso não significa que o mindfulness seja inatingível; também não significa que a atenção plena seja milagrosa. O autoconhecimento gerado pelo método é contínuo, lento e principalmente seguro.

Procure profissionais idôneos e pense ativamente sobre incluir a meditação mindfulness em sua vida.

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