Musculação para emagrecer

Que tipo de exercício é mais eficiente para eliminar peso? A musculação, chamada tecnicamente de atividade física anaeróbica, queima calorias específicas que complementa os exercícios aeróbicos. Conheça um pouco mais sobre os efeitos da musculação.

01 de outubro de 2014 • Por Mariana, em Comportamento, Dicas e Dietas


Por muito tempo, discutiu-se sobre a inutilidade da musculação para emagrecer, principalmente após a “onda aeróbica” capitaneada mundialmente por Jane Fonda e seus famosos vídeos de exercícios (e se você não sabe do que estou falando, significa que sou um pouquinho mais velha do que você. Mas só um pouquinho).

O tempo e pesquisas sérias vieram colocar as coisas em seus devidos eixos, dando aos exercícios aeróbicos (corrida, pedaladas) e anaeróbicos (musculação) os devidos valores no processo de emagrecimento.


Musculação e exercícios aeróbicos

Sim, os exercícios aeróbicos são extremamente eficientes para perder peso, além de aumentar a eficiência das funções cardiorrespiratórias. O problema (e não uso aqui a conotação negativa da palavra) é que a queima de gordura significativa acontece apenas enquanto se exercita.

Já quem pratica musculação para emagrecer e tonificar o corpo, em conjunto com os exercícios aeróbicos, ajuda a transformar gordura em massa magra, diminuindo a gordura corporal transformando-a em energia, mesmo depois do término da atividade física. Acompanhe:

carregando…

  • A musculação concentra o gasto calórico dos músculos fazendo com que ele obtenha energia dos estoques de gordura, mesmo após o fim da sessão. Os médicos chamam esse fenômeno de gliconeogênese.
  • O ganho de massa muscular propicia aumento do metabolismo do organismo, fazendo com que ele consuma mais calorias.
  • Emagrecer é perder gordura e não peso, segundo os novos preceitos estudados. Portanto, se uma pessoa com 100 quilos começa a praticar pedaladas e musculação para emagrecer e após alguns meses ela continua com os mesmo 100 quilos, significa que a porcentagem do peso quer era formada por gordura agora é massa muscular magra. Essa pessoa deixou de ser obesa e tornou-se realmente forte (e não “forte”, como diriam os amigos da onça que não tem coragem de dizer que a pessoa é gorda!).


Musculação para emagrecer funciona?

Em conjunto com os exercícios aeróbicos, sim. Afinal, o coração precisa estar preparado para suprir um corpo cuja temperatura basal aumentou e cujo metabolismo acelerou graças à musculação. O equilíbrio entre os dois tipos de atividades físicas é fundamental para que emagrecer seja o que realmente tenha que ser: a eliminação dos estoques de gordura.

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Deixe seu comentário!