Musculação para emagrecer

Escolher a musculação para perder peso é uma boa tática?

22 de março de 2014 • Por Mariana, em Comportamento


Em busca do melhor conjunto de atividades para perda de peso, a escolha do exercício físico ideal consome boa parte das tomadas de decisão do novo estivo de vida. Juntamente com a dieta prescrita, a combinação com exercícios é a mais conhecida maneira de se queimar calorias indesejadas.

Mas qual atividade física escolher? Existem tantas opções e tantas nomenclaturas que é difícil escolher o que e como fazer. Porém, graças aos atletas de alta performance, como os triatletas e maratonistas, muitas pessoas aderem à musculação como a solução para o dilema entre um exercício e outro.

Afinal, com garotos-propaganda tão sarados, chega a ser tentador partir exclusivamente para a musculação.


O que a musculação realmente faz

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Praticar unicamente a musculação pode não ser a melhor alternativa para algumas pessoas, pois o que ela faz, em linhas gerais, é aumentar a chamada massa magra, que são os músculos com baixo ou nenhum percentual de gordura.

A musculação não elimina a gordura; transforma-a em massa muscular, fazendo com que o famoso ponteiro da balança não sinta nenhuma diferença.

Por isso mesmo, atletas de alta performance aliam musculação pesada com exercícios aeróbicos (corrida, bicicleta), para que assim o metabolismo acelere e queime calorias.

O que a musculação faz para colaborar para a queima de calorias é justamente aumentar a taxa metabólica corporal. Durante uma sessão puxada de musculação, inicia-se um processo hormonal chamado de gliconeogênese, onde o fígado produz glicose através da quebra de gordura muscular e de proteínas.

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Os músculos habituados ao ritmo dos exercícios tem uma aumento médio de 12 por cento na taxa de metabolismo, o que ocasiona perda de cerca de 15 a 20 calorias por dia. É claro que isso não é milagre; é trabalho duro aliado a uma dieta adequada ao seu biotipo.


Onde e como fazer musculação

Nas academias de musculação, ainda seguem-se os preceitos dos tipos físicos ectomorfo, endomorfo e mesomorfo, descritos brevemente no texto “Qual o seu tipo físico?“, e os tipos de musculação para emagrecer são geralmente determinados pelo arquétipos do doutor Sheldon. Os treinadores mais experientes conseguem determinar séries de exercícios adequados para que a pessoa emagreça e mantenha um corpo bem definido

Não se esqueça: antes de iniciar qualquer atividade física, consulte seu médico e faça testes de avaliação cardiovascular e motora.

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