Noni para Emagrecer

Por que o noni tem se tornado uma fruta tão procurada para emagrecer? Quais os benefícios que ele pode nos trazer?

O consumo de frutas em uma dieta saudável é recomendável para quem quem emagrecer com saúde. Contudo, há um fruto que vem causando furor entre os adeptos de dietas e que tem atraído muita atenção: o noni.

O noni (Morinda citrifolia) é uma árvore tropical originária do sudeste asiático, cujos frutos têm sido alvo de celeuma e polêmica quanto às suas propriedades benéficas em um regime para perder peso.

O que se sabe sobre o noni

O noni encontrou no Brasil um clima propício ao seu crescimento por ser um país eminentemente tropical. As árvores se aclimataram bem no pais e seus frutos podem ser colhidos o ano todo.

O noni possui semelhança com a fruta-do-conde, ou fruta-pinha (Annona squamosa) e a atemoia (e antes que os botânicos nos escrevam e-mails furiosos, estou me referindo apenas à semelhança aparente; sabemos que a família de ambas as árvores é diferente).

Não há estudos conclusivos sobre as propriedades nutricionais do noni, mas sabe-se que o fruto é uma grande fonte de vitamina C.

Emagrecer com noni é saudável?

Embora existam diversos produtos tidos como “revolucionários” (leitores de blog sabem o que pensamos de produtos e métodos providos de adjetivos muito enfáticos. Quem nos lê há pouco tempo. um alerta: não confiamos em dietas que se propõem milagrosas ou revolucionárias), sendo os mais conhecidos os diversos sucos de noni, não existem estudos conclusivos sobre a eficácia do fruto ao que ele é proposto.

O chamado suco de noni (uma mistura do fruto com outros de sabor mais palatável ao paladar brasileiro, como uva, goiaba e maracujá) ajuda a mascarar o forte sabor e cheiro característico da fruta, que pode não ser agradável a muitos se consumido in natura ou sem nenhuma combinação.

O problema é que o noni não foi classificado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) como medicamento e que até o presente momento o órgão proibiu o consumo de derivados do fruto, especialmente o chamado suco de noni, no Brasil.

Por que o noni é tão polêmico?

Embora o noni aparentemente possua substâncias com ação antioxidante e seja usado na Ásia como panaceia para alívio de dores, fadiga e até mesmo da pressão alta, alguns estudos também mostram que o noni pode ser tóxico.

Existem substâncias presentes no fruto que podem causar danos ao fígado, podendo levar à hepatite em alguns casos. Pode haver também riscos à gravidez, tanto à mãe quanto ao bebê.

Recomenda-se não consumir noni, seja in natura ou em forma de sucos, enquanto não houver mais estudos conclusivos. Inclua frutas reconhecidas em seu cardápio e peça sempre o auxílio de um nutricionista para elaborar suas refeições de forma equilibrada e saudável.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.8
Total de Votos: 9

Noni para Emagrecer

Comente