O programa P90X: emagrecer com exercícios extremos

Fazer exercícios é uma das principais recomendações dadas a quem deseja emagrecer, mas o que dizer de um programa que aposta na alta velocidade e carga para eliminar peso? Conheça o programa P90X.

27 de janeiro de 2014 • Por Mariana, em Comportamento, Dicas e Dietas


Criado em 2002 por professores de ginástica, nutricionistas e executivos de uma empresa estadunidense de produtos para exercícios e emagrecimento, o programa P90X chegou ao Brasil graças aos famosos infomerciais que se proliferam pelas redes de televisão a cabo.

O garoto-propaganda dos exercícios é Paul Ryan, candidato derrotado à vice-presidência dos EUA. O mote do programa é uma frase dita por Tony Horton, artífice do programa P90X, durante as sessões de treino: “Vamos mandar ver!”.

Picture-14-500x352

Como é o programa P90X

O programa P90X consiste em um box com 12 DVD’s com sequências de exercícios comandadas por Horton, mais um programa de dieta e nutrição englobados em um livro.

O núcleo do programa é a sequência veloz e quase insana de treinamentos, que incluem:

  • Artes marciais em ritmo acelerado;
  • Exercícios de repetição com cargas;
  • Calistenia, série de exercícios vigorosos que não usa aparelhos;
  • Yoga, ou nesse caso, power yoga

O programa P90X, um acrônimo para Power 90 Extreme, foi desenvolvido para ter 90 dias de duração, ou 13 semanas, sendo feito sete dias por semana em ritmo frenético.

Esse frenesi provocaria, segundo os criadores do programa, a chamada “confusão muscular” que evitaria a adaptação do corpo a uma única e repetitiva série de exercícios. O treinador não diminui o ritmo das séries, exaltando que esse é o X do programa P90X e dizendo seu mantra: “Vamos mandar ver!”.

carregando…

Além dos velozes e furiosos exercícios, o programa P90X apoia-se em um programa nutricional que enfatiza a eliminação de carboidratos simples da alimentação e fomenta o consumo de proteínas.

O programa P90X é um inegável sucesso nos EUA e não faltam entusiastas que exaltam as mudanças visíveis no tônus muscular e na perda de peso, inclusive aqui no Brasil.

Eficiência e segurança do P90X

O ciclo de 90 dias de exercícios pesados e intensos sugeridos surte efeito até pelo esforço empregado, e os casos de pessoas que perderam pesos e medidas, além de ganhar a tão sonhada definição muscular, começam a parecer aqui no país. Contudo, os riscos de se fazer exercícios tão vigorosos sem acompanhamento profissional não podem ser descartados.

Durante os exercícios, podem ocorrer falhas posturais, desvios musculares e mesmo lesões mais sérias que podem não ser levadas em consideração. Peça uma orientação profissional antes de começar o programa P90X, pois nem todos as pessoas suportam sem auxílio os exigentes níveis de exercício desse método.

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Deixe seu comentário!