O que é caloria?

O uso da palavra “caloria” está disseminada entre todos, mas quantos de nós sabemos realmente que significa essa palavra e qual sua importância na alimentação?

19 de outubro de 2014 • Por Mariana, em Assuntos Diversos, Destaques


Você realmente sabe o que é caloria? Quando se pratica um exercício, todos dizem que é para queimar calorias; na embalagem de produtos alimentícios, o primeiro item dos índices nutricionais é a quantidade de calorias. Contudo, são poucas as pessoas que realmente sabem para que serve essa coisa e muitas delas tem vergonha em admitir.

Até bem pouco tempo atrás eu era uma das muitas mulheres que só repetiam a palavra sem saber realmente o que ela significava. Mas nada como uma boa e velha relida nos velhos livros de Ciência para saber, de uma vez por todas, o que é caloria.


A caloria

A caloria mede a quantidade de energia necessária para aumentar a temperatura de 1 grama de água em 1 grau Celsius (1º C). Esse aumento de temperatura é o responsável pela energia que faz nosso corpo funcionar, literalmente.

Precisamos da caloria para todas as chamadas funções metabólicas: respiração, circulação sanguínea, atividade cerebral… ou seja, TUDO o que o organismo faz. O ser humano retira a energia provinda da caloria através da alimentação.


Como a caloria age no organismo

A alimentação balanceada possui as três principais fontes de energia que um ser humano precisa para sobreviver: carboidratos, proteínas e gorduras. Cada um desses componentes tem um número determinado de calorias; é a energia potencial presente em cada grupo alimentício, a saber:

carregando…

  • Carboidrato: 4 calorias por grama.
  • Gordura: 8 calorias por grama.
  • Proteína: 4 calorias por grama.

As quantidades acima mencionadas são padronizadas. Para queimar as calorias de cada alimento, o corpo produz enzimas que agem em cada um dos destes componentes e as quebram para que possam ser transportadas pela corrente sanguínea e alimentar todos os órgãos. Se você não se lembra das aulas de Biologia, veja abaixo no que cada componente se transforma depois da quebra das moléculas:

  • Carboidrato: glicose, frutose, lactose e outros açúcares.
  • Gordura: glicerol e ácidos graxos.
  • Proteínas: aminoácidos.


Qual a relação entre caloria e obesidade?

O corpo precisa de um equilíbrio entre a quantidade de caloria consumida e a quantidade de caloria gasta. Suponhamos que uma pessoa armazene 1000 calorias obtidas através da alimentação em um dia e gaste 800. O que sobra é armazenada geralmente em forma de gordura. Se a proporção entre o ganho e o gasto calórico for sempre maior para o primeiro, a tendência é que a pessoa ganhe peso.

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Deixe seu comentário!