O que é e para que serve o “Diet Shake”?

Das chamadas dietas líquidas, os pós para preparo de diet shakes são as mais populares. Saiba como são formuladas e os modos seguros de romá-los.

18 de dezembro de 2014 • Por Mariana, em Dicas e Dietas


Entre os métodos mais usados para perder peso, o chamado shake para emagrecer tem se difundido com rapidez graças às promessas de eliminação dos quilos a mais, bastando para isso substituir uma refeição por um copo de shake.

Graças aos apelos comerciais, muitas têm me questionado que é e para que serve o “Diet Shake”, que é a marca fantasia pelo qual é mais conhecido o shake para emagrecer. Que tal dividirmos a pergunta para irmos direto ao que interessa?

O que é o “Diet Shake”?

O shake para emagrecer é uma substância em pó, feita de diversos elementos desidratados e feita para ser dissolvida em água, suco ou leite (desnatado, claro).

Esses elementos tornam a mistura ao mesmo tempo pouco calórica e capaz de dar uma sensação de estômago cheio. Eis alguns dos ingredientes mais comuns presentes nos shakes:

  • Albumina: proteína encontrada na clara de ovo, é a substituta das carnes na mistura.
  • Maltodextrina: o carboidrato dos atletas de alta performance, que fornece uma quantidade maior de energia por ter digestão mais lenta. Dá maior sensação de saciedade.
  • Aveia: o grão em forma de farinha inclui fibras na composição, já que a união da proteína com o carboidrato pode deixar o intestino preso.
  • Vitaminas e minerais: entre os principais estão o ferro, o selênio, o zinco e as vitaminas do complexo B.

 

carregando…

Para que serve o “Diet Shake”?

O shake para emagrecer foi concebido para substituir uma refeição, sem que a pessoa sinta fome e sem que ela engorde – pelo menos essa é a intenção. As principais refeições substituídas pelos shakes são o café da manhã e o jantar, mas é preciso cautela.

Por mais que um shake contenha uma quantidade mínima de fibras, recomenda-se o consumo de frutas e verduras em conjunto com os shakes. Nos casos das frutas, é possível adicioná-las à mistura em pó durante a liquidificação.

Alguns alertas são muito importantes:

  • Não consuma os shakes para emagrecer por muito tempo, apenas o período estipulado por um especialista.
  • Os shakes geralmente fazem a pessoa perder mais músculos e água do que gordura, por isso atenção para a qualidade do produto. Alguns fabricantes, cientes desta deficiência, vendem os shakes em pacotes com barras de cereais e chás com produtos termogênicos.
  • E, claro, o mais importante: não consuma shakes para emagrecer sem o conhecimento do seu médico!

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Deixe seu comentário!