O que é índice glicêmico?

A frase “índice glicêmico” esconde um conceito muito simples: a existência de um grupo de alimentos que, se bem dosados na dieta, pode, ajudar a diminuir os riscos de diabetes e obesidade.

18 de setembro de 2014 • Por Mariana, em Assuntos Diversos, Dicas e Dietas


Você deve ter visto dietas que se baseiam num certo “índice glicêmico” para determinar sua eficácia. Seguimos a dieta e ela até dá certo, mas fica na cabeça aquele questionamento incômodo: o que é índice glicêmico?

Termos que fogem do nosso linguajar cotidiano nos intimidam a princípio e sequer perguntamos o que significam, principalmente pela vergonha em admitir a ignorância. Bem, nunca tive medo de perguntar o que não sei e graças isso posso resumir em em poucas palavras o que pesquisei sobre o tal índice glicêmico.


Mas primeiro, a glicemia

Antes de saber o que é índice glicêmico, devemos saber de onde vem esse nome estranho. Como deu para suspeitar, esse índice tem a ver com a glicemia, ou a quantidade de glicose no sangue.

A glicose é a forma mais simples de açúcar, obtida através da quebra dos carboidratos. As principais fontes de carboidratos são os cereais, frutas, verduras e grãos.


O que é índice glicêmico?

O índice glicêmico determina a velocidade de absorção e digestão da glicose no organismo. Alimentos que são absorvidos mais rapidamente aumentam a taxa de açúcar na corrente sanguínea, fazendo com que o pâncreas trabalhe dobrado produzindo mais insulina. Esses alimentos possuem alto índice glicêmico.

Por outro lado, alguns alimentos são digeridos mais lentamente, liberando glicose mais devagar e dando tempo hábil para que a insulina consiga trabalhar a contento. São alimentos com baixo índice glicêmico.

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O valor de referência para o índice glicêmico (IG) é 100, que é o valor da glicose. Portanto,  alimentos com níveis acima de 100 são considerados com alto índice glicêmico. Os principais alimentos com baixo índice glicêmico são:

  • Ameixa – .G 38.
  • Maçã – IG 38.
  • Iogurte – IG 36.
  • Soja – IG 18.
  • Amendoim – IG 15.
  • Alimentos integrais em geral.

Alimentos com alto índice glicêmico fazem com que o organismo adquira resistência à insulina, um dos indicadores da diabetes tipo 2 e fazer com que a glicose excedente acumule-se no corpo em forma de  gordura.


Como consumir alimentos com baixo índice glicêmico?

Qualquer tipo de dieta que restrinja algum nutriente ao qual o organismo estava acostumado precisa do acompanhamento de um nutricionista. É preciso que os alimentos com baixo índice glicêmico sejam incorporado ao dia a dia com critério e responsabilidade.

Por mais simples que pareça fazer uma mudança alimentar, é preciso cautela; o limite entre uma dieta com baixas calorias e uma que leve à desnutrição só pode ser medido por profissionais de saúde devidamente habilitados.

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