O que é “ora-pro-nobis”?

Parte integrante da culinária mineira e pouco conhecido no resto do Brasil, o ora-pro-nobis tem insuspeitos benefícios nutricionais que não podem ser desprezados. Conheça alguns deles.

14 de outubro de 2013 • Por Mariana, em Alimentos, Destaques


Quando li em meu e-mail uma mensagem perguntando o que é “ora-pro-nobis”, a primeira coisa que me veio à cabeça foi um padre rezando a Ave-Maria em Latim: “ora pro nobis peccatoribus, nunc et in hora mortis nostrae”.

Viagens na maionese à parte, a planta que tem esse nome “popular” tem sido estudada graças aos seus atributos nutricionais pouco conhecidos da imensa maioria dos brasileiros, o que pode garantir não só a dieta de quem precisa perder peso mas a alimentação barata e farta de quem tem fome.

Ora-pro-nobis: características da planta

O nome científico da ora-pro-nobis é Pereskia acuelata. É uma planta da família do cacto, que toma forma arbustiva e é nativa das Américas, sendo encontrada desde o sul dos Estados Unidos até o sudeste brasileiro. A ora-pro-nobis tem muitas propriedades:

  • Na jardinagem é usada como cerca viva graças aos seus espinhos e sua compleição compacta o que inibe invasores.
  • A ora-pro-nobis cresce sob diversas situações adversas, como solo pobre em nutrientes e climas semi-áridos.
  • A floração, embora de curtíssima duração – as flores não duram mais do que um dia – , produz mel de excelente qualidade.
  • A ora-pro-nobis tem um insuspeito valor nutricional que é explorado principalmente na cozinha tipica de Minas Gerais, especialmente nas cidades de Sabará, onde celebra-se anualmente o Festival do Ora-pro-nobis, e Tiradentes e seu frango com ora-pro-nobis.

Propriedades nutricionais da ora-pro-nobis

A ora-pro-nobis comestível é que possui floração branca com miolo de tom laranja. As folhas são as partes comestíveis da planta e tem tantos benefícios nutricionais que fica difícil acreditar que a ora-pro-nobis não faça parte de programas de erradicação da fome de determinados governos. Acompanhe.

  • As folhas da ora-pro-nobis possuem um doa maiores teores de proteína conhecidos entre os alimentos; cerca de 25 por cento da folha é proteína de excelente assimilação.
  • Os principais micronutrientes encontrados são: cálcio, fósforo, vitaminas A (betacaroteno), complexo B e C (ácido ascórbico).
  • A ora-pro-nobis tem alta concentração de ferro, sendo um dos principais ingredientes da chamada farinha multimistura, criada pela Pastoral da Criança para combater casos graves de desnutrição e anemia.
  • A capacidade de retenção de líquidos das folhas faz com que o consumo da ora-pro-nobis auxilie o trato digestivo.

vj_coz_inhotim_pronobis-veja720pmov_853x480

carregando…

 

Os frutos da ora-pro-nobis

Como se as propriedades alimentares e nutricionais das folhas não fossem bons o suficiente, os frutos da ora-pro-nobis, nascidos após a rápida floração, estão sendo estudados e já se sabe que alguns valores nutricionais rivalizam-se com frutos reconhecidamente saudáveis:

  • O fruto amarelado da ora-pro-nobis tem acidez semelhante à acerola, fruto com grande teor de vitamina C.
  • Há uma quantidade ainda não relatada mas nada desprezível de potássio.
  • A cor amarela denota concentração significativa de carotenoides, os precursores da vitamina A.

O valor calórico da folha da ora-pro-nobis é irrisório, cerca de 25 calorias por 100 gramas. O uso das folhas desidratadas em omeletes, bolos e sopas deixa esses alimentos nutritivos e não detonam nenhuma dieta. Mas as possibilidades nutricionais vão além de questões estéticas: por ser uma planta de fácil cultivo, rápida propagação e cuidados mínimos, a ora-pro-nobis pode ser o prato principal de diversos povos famintos.

Compartilhe

Conteúdo popular em sua região:

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Deixe seu comentário!