O sapato que queima calorias

Eliminar calorias apenas caminhando durante suas atividades rotineiras: essa é a promessa do sapato que tem sido vendido com sucesso em diversos infomerciais. O que existe de concreto sobre esse produto?

12 de maio de 2013 • Por Mariana, em Comportamento


Ficamos sabendo que existe no mercado internacional um tênis que promete queimar calorias quando andamos. A primeira atitude ao ouvir a notícia é munir-se de descrença; afinal, esse é o sonho de muitas de nós que não são exatamente fãs de academias de ginástica, mas a promessa tem o tom de panaceia vendida por infomerciais.

3210680_s1_i1

Quando vimos que o sapato que queima calorias existe, pelo menos no site, a dúvida agora recaía sobre sua eficiência e, claro, seu design. Sim, pois o tal tênis poderia ser tão bonito quanto uma bota ortopédica e ser tão milagroso quanto as dietas da moda. Nada como um pouco de pesquisa para sanar os questionamentos.


O produto

Quando fiquei sabendo do tal sapato, recordei-me das minhas aulas na academia com o Kangoo Jumps, um calçado com jeito de aparelho de step portátil que tornou-se moda quando veio ao Brasil em 2009. É uma bota que parece um patim in-line com um sistema de amortecimento na sola com formato de bolas de futebol americano.

O Kangoo Jumps usa a força de nossos passos para dar uma impressão de flutuação e desequilíbrio que seria compensado pelo esforço do corpo em se manter em pé. Após a acomodação sensorial, usa-se o peso dos passos para pularmos como cangurus, movimentando-se com vigor e estimulando a circulação sanguínea, além de queimar até 500 calorias em uma hora de exercícios.

Kangoo Jumps

Contudo, o sapato que promete queimar calorias tem o nada modesto nome de StepGym. A proposta do calçado é queimar 3000 calorias a mais em um dia fazendo atividades rotineiras como arrumar a casa, ir ao supermercado, levar os filhos à escola e tudo o que se faz caminhando.

O tênis, que possui um design a princípio estranho, porém com toques femininos, foi apresentado ao mundo em infomerciais estadunidenses e hoje pode ser encontrado em uma famosa loja que todos conhecem por suas propagandas de 30 minutos, além do varejo online.

carregando…

Como funciona

Segundo as especificações do fabricante, o StepGym trabalha com a chamada gravidade positiva, princípio usado nos já citados Kangoo Jumps, fazendo com que o corpo fique ereto e trabalhe mais músculos por passo,  principalmente alguns que não eram afetados pelas caminhadas com sapatos comuns, como os abdominais e as nádegas.

O formato do solado, que possui semelhanças com o Kangoo Jumps, força a pessoa a manter uma postura mais ereta. Graças à posição retilínea adquirida equilibrando-se sobre eles, ainda segundo o fabricante, o corpo estaria fazendo ao andar movimentos parecidos com séries de exercícios abdominais e de tonificação dos músculos das pernas e bumbum.

O sapato StepGym também vem com um manual de instruções em Português e o fabricante recomenda sua leitura atenta, pois algumas consumidoras reclamaram que o tênis estava causando dores na coluna e pés. Segundo as respostas às queixas, o tênis deve ser usado sempre sob supervisão médica, já que algumas pessoas têm problemas lombares.

De qualquer forma, por mais que o tênis possa auxiliar na queima de calorias e até mesmo na reeducação postural, a queima de calorias também depende de uma dieta equilibrada e inclusão de atividades físicas adequadas ao seu biotipo.

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Deixe seu comentário!