Os alimentos mais saudáveis

Encontrar alimentos saudáveis é uma tarefa fácil, prazerosa e que agrega nutrientes essenciais a qualquer dieta.

29 de julho de 2014 • Por Mariana, em Alimentos, Destaques


Fazer listas é a maneira mais simples e direta de repassar informações pertinentes. O jornal The Huffington Post postou há algum tempo uma extensa lista de alimentos saudáveis segundo a opinião de diversos especialistas em nutrição.

Esse compilado de alimentos mostra, de maneira inequívoca, a importância da harmonia entre os principais nutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras), a necessidade em se consumir mais fibras e como é importante a diminuição de consumo de produtos industrializados, processados e refinados. Além disso, ressalta-se na lista a relevância das vitaminas e sais minerais no delicado equilíbrio metabólico do ser humano.

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O que define o alimento saudável?

A comida que fornece os nutrientes necessários, na medida certa e que contribui com a perfeita performance dos sistemas vitais são considerados saudáveis em sua essência. Contudo, ser saudável também é ser moderado; é possível consumir certas gorduras e açúcares em quantidades que variem entre moderadas e baixas sem prejuízo do bem estar do corpo.

Listaremos aqui alimentos que são definidos como estruturalmente salutares. São basicamente frutas, verduras, legumes e bebidas que possuem em sua composição nutrientes que auxiliam as funções vitais, mantêm o metabolismo em perfeita sintonia e são quase que unanimidade em todas as dietas que também preconizam baixas calorias.


Tomate

Fonte de vitamina C, mas seu principal componente é o licopeno, reconhecido por combater diversos tipos de câncer, como os de próstata e pulmão. Diferente de muitos nutrientes, o licopeno concentra-se em maior quantidade quando o fruto é processado na forma de extrato.


Sardinha

Popular e bem mais barata do que suas contrapartes de águas mais geladas, como o salmão, o peixe fornece Ômega 3 em grande quantidade. Essa gordura é responsável por ajudar a manter veias e artérias saudáveis, e também elimina coágulos sanguíneos. A presença de fósforo faz com que o ácido graxo também seja saudável aos neurônios, as células do cérebro.


Aveia

Um dos mais conhecidos alimentos funcionais, possui as mais eficientes fibras solúveis conhecidas, responsáveis por manter o estômago saciado por mais tempo, além de abastecer a flora intestinal de anticorpos. A aveia também tem vitaminas do complexo B, zinco e ferro.


Chocolate com alto teor de cacau (acima de 70%)

O chocolate amargo com alto teor de cacau possui um antioxidante chamado teobromina, com comprovada ação positiva na manutenção de baixos índices de pressão arterial e na eliminação do colesterol ruim. Deve ser consumido com moderação graças ao alto teor de gordura.


Couve

Uma das mais ricas fontes de cálcio na natureza, suas folhas verde-escuras também proporcionam à alimentação doses consideráveis de vitamina C, K e beta-caroteno.

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Laranja

Além da largamente conhecida vitamina C, a laranja é fonte de fibras insolúveis, ácido fólico e ajuda a evitar a anemia, já que incrementa a absorção do ferro na corrente sanguínea.

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Maçã

A fibra que o fruto fornece, chamada de pectina, tem o poder de controlar os níveis de colesterol no sangue, principalmente se consumidos com casca, que possui um ácido que ajuda a perder peso.


Feijão

O grão que possui praticamente todos os nutrientes essenciais, em maior ou menor quantidade. Destaque para as fibras de alto desempenho que ajudam a combater o diabetes e câncer.


Frutas vermelhas da família berry

Amoras e framboesas, para ficar nos tipos de frutas mais facilmente encontradas no Brasil, possuem antioxidantes que combatem os radicais livres, o colesterol e os níveis de triglicerídeos. São indicados para quem precisa manter a atividade cerebral, graças aos benefícios às células do cérebro.


Sementes oleaginosas.

Amêndoas, castanhas e nozes têm proteínas, são fontes de antioxidantes, além de nos entregar minerais como o selênio, essencial para o bom funcionamento do sistema imunológico e do sistema endócrino, principalmente a tireoide. Por serem ricas em gorduras, recomenda-se consumir com parcimônia.


Beterraba

Sua cor entrega a riqueza em antioxidantes imersa no tubérculo, mas a beterraba não se restringe apenas no combate ao envelhecimento celular; também possui vitaminas importantes, como as do complexo B, zinco, magnésio, cálcio e fósforo.

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