Os perigos da desnutrição

A desnutrição é um fantasma que ronda as dietas e é preciso saber observá-la para combatê-la

Há uma preocupação tão grande em emagrecer e manter uma pretensa boa forma física que nos esquecemos de um lado cruel dessa moeda alimentar e comportamental: a desnutrição.

A deficiência nutricional é silenciosa e se esconde até mesmo por trás da obesidade. E dados coletados por uma pesquisa feita nos Estados Unidos mostra dados nutricionais preocupantes entre uma parcela insuspeita da população: a terceira idade.

Desnutridos após os 60 anos

A Universidade da Carolina do Norte fez uma sondagem entre pacientes idosos de um hospital daquele estado estadunidense e constatou um dado alarmante.

Dos 138 pacientes com mais de 60 anos internados, 104 apresentavam quadros variados de desnutrição, mesmo entre pessoas com sobrepeso ou obesas.

O excesso de gordura e a baixa tonificação muscular conseguem mascarar a desnutrição. Apenas exames de sangue e a avaliação da massa muscular puderam determinar o nível nutricional dos idosos.

Prováveis causas da desnutrição entre os idosos

Por estarem em um ambiente clinicamente controlado, foi possível determinar alguns possíveis motivos para esse problema.

A solidão da viuvez – A morte do companheiro ou companheira de décadas influencia negativamente a vontade de viver, e por consequência de se alimentar, de uma pessoa.

Os efeitos colaterais de doenças crônicas – Hipertensão, diabetes e depressão são tristemente comuns na terceira idade e motivam casos de perda de apetite.

A perda de força das mordidas – O movimento da mandíbula perde boa parte da mobilidade e os dentes acompanham a normal debilidade do corpo após os 60 anos. Com isso, alimentos saudáveis que precisam de uma mastigação intensa para serem consumidas são simplesmente descartados do cardápio.

O que podemos aprender com esses dados

Quando nós pensamos apenas em perder peso por motivos puramente estéticos, geralmente esquecemos que nosso corpo é uma máquina que precisa de nutrientes para se manter íntegro.

Uma dieta saudável PRECISA incluir, em doses equilibradas, carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, sais minerais e água. E à medida que envelhecemos, essa harmonia nutricional deve ser mantida de forma sistemática e cuidadosa.

A desnutrição oculta é traiçoeira. Nunca se engane com as aparências; excesso de gordura nem sempre significa boa nutrição. Mantenha atenção tanto ao nosso cardápio quanto à dieta dos membros da terceira idade. Procure sempre um médico e peça exames laboratoriais sempre que necessário.

Avalie este conteúdo!
Avaliação média: 4.6
Total de Votos: 12
Os perigos da desnutrição

Comente