Os perigos das dietas da moda

Quais os perigos embutidos nas inúmeras dietas da moda tão em voga ultimamente?

13 de janeiro de 2015 • Por Mariana, em Dicas e Dietas


Quem segue o blog Emagrecer sabe que um dos nossos mais caros preceitos é informar o que existe no mundo das dietas e analisar os prós e contras de cada regime aqui exposto. Prezamos, antes de mais nada, pela averiguação mais criteriosa possível para que possamos passar informes claros, concisos e precisos.

Por isso ficamos extremamente preocupados com a imensa quantidade de pessoas que ainda seguem dietas da moda, apenas porque algumas celebridades aderiram a alguma delas e aparentemente perderam peso e modelaram seus corpos.

Iremos aqui resumir os perigos escondidos em diversos regimes tão em voga entre muitas de nós.

qual-o-melhor-caminho


Quais são as dietas da moda mais seguidas?

As dietas mais procuradas geralmente estão ligadas a alguma celebridade internacional do cinema, música ou das páginas das revistas de fofoca. Eis as mais procuradas, sem ordem de importância ou relevância.

  • Dieta da papinha – Consiste em substituir uma refeição por um pote de daquelas papinhas industrializadas usadas na alimentação dos bebês. Também chamada de “dieta Robocop” por algumas amigas…
  • Dieta Master Cleanse – Aqui, o radicalismo impera: por dez dias a pessoa deve consumir apenas chás e água com limão.
  • Dieta do tipo sanguíneo – Só se pode comer o que seu tipo sanguíneo permite, segundo critérios bastante obscuros.
  • Dieta da proteína – Já falamos dela por diversas vezes, mais especificamente aqui e aqui.
  • Dieta do vinagre de maçã – Inclui uma dose do vinagre antes de toda refeição.
  • Dieta sem glúten – O nome é autoexplicativo.


Quais os perigos encobertos nessas dietas?

Os alertas são constantes e pontuais mas algumas pessoas ainda acreditam na ilusão que os famosos vendem. Contudo, nem todas nós temos o exército de médicos e personal trainers que estão à disposição das celebridades. Eis as principais deficiências.

Supressão de nutrientes –  O ser humano precisa de uma dieta que contenha todos os nutrientes essenciais (carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e sais minerais). Todas as dietas acima mencionadas eliminam, sem critério algum, diversos desses nutrientes. Dietas como a da papinha e a Master Cleanse são um convite à desnutrição se seguidas por muito tempo.

Exclusão desnecessária de nutrientes – Alguns alimentos precisam ser eliminados de dietas específicas. Usaremos a dieta sem glúten como exemplo: apenas quem tem doença celíaca deve extirpá-la do cardápio para sempre. Não há evidências sólidas sobre os efeitos benéficos ou maléficos do glúten em quem não tem essa moléstia. O mesmo vale para quem elimina sem a devida avaliação gorduras e açúcares da dieta.

Potencialização de possíveis distúrbios alimentares – Algumas pessoas mascaram a bulimia e a anorexia por trás do véu socialmente aceitável das dietas da moda. É preciso observar atentamente o comportamento de quem segue esses regimes de forma muito categórica.

carregando…

prato_vazio

Desnutrição severa – O nosso metabolismo é um mecanismo delicado e que se ressente tanto dos excessos alimentares, que podem levar à obesidade, quanto da ausência. A falta de nutrientes essenciais pode levar à desnutrição e à morte.

Efeito sanfona –  A monotonia dos cardápios das dietas da moda não são aceitas pelo organismo impunemente. Os gatilhos hormonais da ansiedade são acionados e eles ativam os picos de fome. Os quilos perdidos durante a dieta restritiva são facilmente encontrados no primeiro ataque à geladeira ou na visita ao bufê de um restaurante. E todas nós sabemos o quão perigoso para o metabolismo é o efeito sanfona.


Considerações finais

Uma dieta de sucesso, diferentemente das dietas da moda, baseia-se em princípios simples: mudança de hábitos alimentares de forma lenta porém contínua e controlada, inclusão de exercícios físicos e consequente eliminação do sedentarismo, aumento de consumo de alimentos ricos em fibras e nutrientes funcionais.

Não se deixe levar pela ilusão dos corpos “perfeitos” que as celebridades exibem. Sua saúde e sua responsabilidade sobre ela são as prioridades que você deve almejar em uma dieta.

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Deixe seu comentário!