Pare de fumar e continue magra

Um dos desafios de quem para de fumar é manter o peso ideal. Conheça algumas dicas para manter o peso sob controle mantendo-se longe do cigarro.

08 de maio de 2014 • Por Mariana, em Comportamento


Parabéns! Você conseguiu parar de fumar depois de anos sob o efeito nocivo de uma das drogas mais devastadoras conhecidas pelo ser humano. Agora vem o medo de qualquer pessoa que quer manter o peso sob controle: ganhar peso depois de parar de fumar.

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Infelizmente é verdade: com o fim do domínio da nicotina, o corpo sentirá a necessidade de suprir a sensação de alegria que uma tragada dava, pois uma das chaves do vício é a produção de serotonina, que causa  sensação de bem-estar, através do estímulo do triptofano.

Para substituir a nicotina, o corpo pede mais carboidratos e gorduras. E todos sabem o que açúcares e gorduras em excesso causam: sobrepeso.

Como agir para não trocar cigarro por comida

Para não cair na armadilha calórica causada pela abstinência, siga algumas dicas. Parece difícil, mas para quem conseguiu para de fumar será canja de galinha light!

Faça exercícios. Bateu aquela vontade de comer um doce em hora inapropriada? Troque por uma atividade física que lhe dê prazer, 30 minutos por dia, de quatro a cinco dias por semana. Exercícios liberam endorfina, hormônio que causa prazer e saciedade.

Divida as refeições. Coma espaçadamente, pelo menos de três em três horas, porções pequenas. O metabolismo é acelerado, a fome é enganada e você não engorda.

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Sacie a fome sem exageros. Nas principais refeições, priorize frutas, legumes e verduras. Fibras dão sensação de barriga cheia.

Saiba apreciar os sabores. O fim do vício traz a volta do paladar e do olfato. É um convite para o excesso. Tentador, mas não sucumba. Coma alimentos integrais e carnes magras.

Abuse dos truques. Um dos fatores que levam ao vício pelo cigarro é psicológico e se chama fixação oral. Ter algo sempre à boca remonta a desejos e hábitos desenvolvidos na infância. Para que essa vontade não sobrepuje a vitória contra o vício, use a criatividade.

  • Faça ou compre palitos de cenoura e sempre que o velho hábito quiser aflorar, pegue um, mordisque-o e mantenha-o na boca. Além de inofensivo, é leve, pois cenora tem baixa caloria.
  • Beba água sugando um canudo. Pode parecer bobagem, mas quando você emula a inalação da fumaça consegue manter a fixação oral sob controle. E hidratar-se sempre é bom.
  • Mastigue gomas de mascar sem açúcar. O movimento da mandíbula ajuda a manter a mente calma e a boca ocupada.

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