Peso ideal dos idosos

Quando envelhecemos, precisamos readaptar diversos hábitos de estilo de vida e alimentares para que o peso não seja mais um empecilho ao bem estar.

18 de março de 2015 • Por Mariana, em Comportamento, Destaques


Se enquanto jovens temos uma preocupação eminentemente estética para manter o peso ideal, para os idosos manter-se longe da obesidade é questão de saúde das mais importantes.

Não que o bem estar com o espelho perca a importância, mas saber o peso ideal dos idosos pode ser a diferença entre uma existência com qualidade de vida digna e uma rotina de idas e vindas aos serviços de saúde graças aos problemas advindos do excesso de peso.


Os efeitos da obesidade para os idosos

A degeneração natural do corpo humano após os 65 anos faz com que haja mudanças muito bruscas aconteçam aos idosos, e são sentidos principalmente por quem foi muito ativo. Acompanhe.

  • A estrutura óssea perde massa e os ossos ficam mais propensos a fraturas. Isso é mais intensificado nas mulheres, já que a junção de hormônios femininos e baixo consumo de cálcio faz com que a osteoporose seja mais comum entre as idosas.
  • Já a massa muscular sofre com perdas estruturais intensas, já que as proteínas não são bem assimiladas pelo metabolismo idoso. Para compensar essa perda, o que era massa magra transforma-se em camada adiposa, ou seja, gordura.

Todas essas transformações podem aumentar a incidência de obesidade entre os idosos, e todas as complicações decorrentes do excesso de peso se potencializam.

  • Os índices de colesterol aumentam;
  • O risco de ter diabetes graças ao baixo trabalho metabólico também sofrem um acréscimo.
  • A apneia do sono pode causar maior incidência de morte súbita.
  • O coração pode sofrer complicações graças ao aumento nos níveis de colesterol e triglicérides.


O peso ideal dos idosos segundo o IMC

O IMC (Índice de Massa Corpórea) aplicado aos idosos é diferente do que é usado para adultos entre 18 e 65 anos pelos motivos explicados acima. Veja o IMC para idosos do sexo masculino e feminino acima de 65 anos segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

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Homens

  • Peso ideal: entre 22 e 27;
  • Um pouco acima do peso: entre 27 e 32;
  • Níveis 1 e 2 de obesidade: entre 32,1 e 41,9;
  • Obesidade mórbida: acima de 42.

Mulheres

  • Peso ideal: entre 22 e 27;
  • Um pouco acima do peso: entre 27 e 30;
  • Níveis 1 e 2 de obesidade: entre 30 e 39;
  • Obesidade mórbida: acima de 40.

É uma obrigação de saúde manter e ajudar a manter o peso ideal dos idosos. Uma dieta especialmente prescrita, acréscimo de atividades físicas que não lesionem a coluna e as articulações (existem programas de hidroginástica para a terceira idade em diversas localidades brasileiras) e a parte considerada mais difícil: a mudança de alguns hábitos. A família e os amigos têm papel importante nesse processo de mudança; afinal, envelhecer com saúde é um direito!

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