Por que consultar um nutricionista?

Por mais que seja aparentemente claro, o papel do nutricionista é envolto em um véu obscurantista aos olhos leigos. Saiba, de forma simplificada, a importância capital desse profissional de saúde no sucesso de qualquer dieta.

Talvez seja um ranço cultural, talvez seja a dificuldade em conseguir uma consulta pelo SUS ou o preço, mas quando me perguntam “por que consultar um nutricionista?”, geralmente não é com o intuito de receber uma resposta esclarecedora, e sim corroborar a suposta “inutilidade” de uma consulta com esse especialista.

Como tento pautar os textos desse blog pela ótica da imparcialidade possível, pois acredito que não é possível ser cem por cento imparcial em nada, vou tentar responder à pergunta sob uma ótica didática, deixando a você a decisão de consultar ou não um nutricionista.

O que faz um nutricionista?

Regulamentada no país desde 1967, a profissão de nutricionista necessita de diploma superior e de regulamentação no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN). Dentre as principais atribuições de um nutricionista estão:

  • Estudar o alimento enquanto composição química e saber quais os efeitos no organismo.
  • Orientar pacientes sobre o valor nutricional dos alimentos.
  • Elaborar cardápios de dietas específicos para cada caso, após um estudo sobre o estilo de vida, o metabolismo e a realidade do paciente.
  • Ajudar na implementação de políticas de saúde pública quanto à desnutrição e obesidade.

Por que consultar um nutricionista?

Cada pessoa tem um motivo para querer perder peso. Seja por disfunções decorrentes da obesidade, como hipertensão e diabetes, seja para manter o desempenho profissional se for atleta, ou mesmo por questões estéticas, cada um precisa estabelecer quais os alimentos mais indicados para que uma dieta seja realmente eficaz tanto para a perda de peso quanto para a perfeita nutrição do corpo.

O nutricionista, de posse de dados obtidos através de anamneses e exames laboratoriais, tem subsídios clínicos para fornecer a melhor dieta possível para que o objetivo traçado (manter ou perder peso e até mesmo nutrir corretamente o corpo) seja alcançado.

Avalie este conteúdo!
Avaliação média: 4.6
Total de Votos: 10
Por que consultar um nutricionista?

Comente