Porangaba para emagrecer

Conheça a porangaba para infusão, a casca e as folhas da Cordia salicifolia, e saiba quais são suas reais propriedades como coadjuvantes das dietas de emagrecimento.

17 de novembro de 2013 • Por Mariana, em Medicamentos


Não é de hoje que o uso de medicamentos fitoterápicos é alardeado como uma das fórmulas mais seguras para o combate à obesidade. Embora nem toda planta medicinal seja isenta de contra-indicações, vez por outra uma erva aparece como a solução para o excesso de peso, como a porangaba para emagrecer.

O uso da porangaba é muito difundido há décadas em garrafadas e misturas de ervas (quem nunca viu o famoso Chá de 30 Ervas?), mas não há muitos estudos conclusivos sobre sua real eficácia em uma dieta de emagrecimento. Eis o que se sabe sobre o uso da porangaba para emagrecer.

A porangaba certa

Em primeiro lugar, é preciso saber de que porangaba para emagrecer estamos falando pois existem duas plantas que tem o nome de porangaba.

  • A porangaba usada em chás de emagrecimento é a extraída das folhas secas e cascas da espécie Cordia salicifolia.
  • Uma planta com o mesmo nome popular em algumas regiões pertence à espécie Casearia Sylvestris. Essa planta também é conhecida por chá-de-bugre, chá-de-frade e guaçatonga.

Para que não haja confusão, a porangaba para emagrecer descrita nesse texto é a Cordia salicifolia.

Propriedades da porangaba

As pesquisas laboratoriais sobre a porangaba para emagrecer estão em estágio inicial e não há comprovação cem por cento científica dos efeitos sobre o excesso de peso.

Contudo, as experiências empíricas de homeopatas aliadas ao estudo dos componentes químicos da porangaba comprovaram algumas propriedades graças aos efeitos análogos de suas substâncias.

carregando…

  • A porangaba tem uma grande concentração de cafeína, o famoso estimulante presente no café e no guaraná, que estimula a eliminação de líquidos através da urina e a circulação sanguínea, fazendo com que as toxinas sejam mais rapidamente liberadas.
  • Outras substâncias encontrada em grande quantidade na porangaba são os taninos, um antioxidante encontrado em plantas com alto teor de cafeína que combatem o acúmulo de gordura principalmente na corrente sanguínea e sob a pele.
  • Além do poder diurético da cafeína, a porangaba possui potássio, reconhecida substância auxiliar no trato cardiovascular e renal, por ajudar a eliminar a retenção de líquidos e diminuir a pressão arterial.
  • Há relatos apócrifos que afirmam que a porangaba diminui a fome, porém não há estudos que comprovem essa propriedade.

A porangaba para emagrecer é encontrada em forma de pó, cápsulas e em extrato líquido com consistência de xarope.

Cuidados com a porangaba

  • Por ser rica em cafeína, a porangaba não é recomendada para quem sofre de hipertensão e demais problemas de circulação e do coração.
  • Os taninos inibem a absorção de ferro pelo metabolismo, por isso atenção a possíveis casos de anemia.
  • A porangaba pode ser prejudicial ao sistema digestivo de pessoas suscetíveis aos efeitos da cafeína e dos taninos.

A porangaba não pode ser consumida indiscriminadamente sem que seu médico saiba e prescreva.

Embora os casos de contraindicação limitem-se a episódios alérgicos e aos efeitos dos princípios ativos em determinadas patologias já explicadas acima, a automedicação com porangaba para emagrecer não é recomendável sem que haja uma correta prescrição médica.

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Deixe seu comentário!