Qual dieta emagrece mais?

Estudos da Universidade Stanford responderam a pergunta que todos se fazem: qual das dietas famosas é mais eficiente? Os resultados foram resumidos aqui.

15 de fevereiro de 2017 • Por Mariana, em Alimentos, Dicas e Dietas


Não importa que tipo de dieta uma pessoa resolva seguir, o objetivo é o mesmo: eliminar peso de forma saudável e definitiva.

Contudo, as dietas famosas possuem equipes de publicidade eficientes, que afirmam sua eficácia de forma contundente em livros e reportagens.

Para saber cientificamente qual dieta emagrece mais, entre outros questionamentos, pesquisadores da Universidade de Stanford, na Califórnia, fizeram um estudo envolvendo 311 mulheres e 4 dietas (Ornish, LEARN, Atkins e Zona Metabólica)

 


Parâmetros da pesquisa

As mulheres escolhidas tinham entre 25 e 50 anos, não podendo sofrer de nenhum mal relacionado à obesidade, como:

  • Hipertensão;
  • Diabetes tios I e II;
  • Doenças renais, hepáticas ou circulatórias;
  • Câncer ou neoplasias de qualquer espécie;
  • Hipertireoidismo;
  • Uso de remédios que ajudem o gasto calórico

Gestantes e lactantes também foram retiradas na triagem. O grupo inicial de 311 mulheres foram subdivididos em 4 subgrupos de forma aleatória:

  1. 77 mulheres seguiram a dieta Atkins segundo o livro Dr. Atkins’  New Diet Revolution.
  2. 79 mulheres seguiram a dieta LEARN segundo o livro The LEARN Manual for Weight Management.
  3. 79 mulheres seguiram a dieta da Zona Metabólica segundo o livro Enter the Zone.
  4. 76 mulheres seguiram a dieta Ornish segundo o livro Eat More, Weight Less.

Os subgrupos tiveram o mesmo tratamento: uma hora de treinamento por semana sobre a dieta, por oito semanas. Após essa etapa e o início para valer das respectivas dietas, acompanhamentos periódicos sobre a eliminação de peso, níveis de colesterol e triglicérides, porcentagem de gordura corporal, pressão arterial e níveis de insulina e glicose em jejum.


Conclusões após o final do estudo

Houve uma taxa de abandono médio de 13 por cento em todos os subgrupos, o que manteve os números a serem estudados ainda válidos.

carregando…

As diferenças entre a quantidade dos principais nutrientes em cada dieta (carboidratos, proteínas e gorduras) não influenciaram drasticamente a perda ou ganho de peso. O gasto energético da dieta Ornish foi um pouco maior do que as outras, mas não de forma significativa.

Mas iremos ao que realmente interessa: qual dieta emagrece mais? No período de 12 meses, a dieta que mais fez as pacientes eliminarem peso foi a dieta Atkins. Veja:

  • A dieta da Zona Metabólica eliminou em média 2,2 kg a cada seis meses.
  • A dieta Ornish conseguiu se desfazer de 2,6 kg a cada seis meses.
  • Já a dieta LEARN também chegou aos mesmo 2,6 kg da dieta Ornish no mesmo período de tempo.
  • A dieta Atkins conseguiu eliminar 4,7 kg a cada seis meses.

O tempo de estudo não conseguiu determinar as causas da eliminação do excesso de peso. Afinal, cada dieta tem sua técnica de eliminação ou exacerbação de consumo de determinado nutriente.

No caso da dieta Atkins, que privilegia o consumo de proteínas, não se pode dizer que essa é a razão da eliminação dos quilos excedentes.

De qualquer forma, uma das conclusões dos pesquisadores deve ser levada em consideração: o sucesso de qualquer dieta requer o perfeito equilíbrio entre gasto e ganho energético. Ou seja, uma pessoa precisa gastar mais calorias do que consome, e a eliminação do sedentarismo é peça fundamental nesse processo.

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Deixe seu comentário!