Qual é o meu peso ideal?

Quem ira determinar o peso ideal de uma pessoa é uma análise médica criteriosa. O cálculo leigo do IMC é apenas um começo.

Cada pessoa tem uma ideia, geralmente errada, sobre o seu peso ideal. Para evitar que equívocos sobre o assunto gerem distúrbios alimentares graves como a bulimia e a anorexia, a OMS (Organização Mundial de Saúde) baseia o peso ideal de uma pessoa no cálculo do índice de massa corporal, o IMC.

O que é IMC?

O IMC indica a cada pessoa o seu peso ideal baseado em uma equação simples: a divisão do peso pela altura da pessoa ao quadrado.

Usando a letra para ilustrar o peso e a letra para a altura, calcula-se o peso ideal segundo a seguinte fórmula: 

IMC = p/n²

O IMC que determina qual é o seu peso ideal está descrito em uma tabela de fácil compreensão. Veja abaixo a tabela de peso ideal para adultos seguida pela OMS.

  • IMC abaixo de 18,5 – a pessoa está abaixo do peso ideal.
  • IMC entre 18,5 e 25 – a pessoa está no peso ideal.
  • IMC entre 25 e 30 – a pessoa está acima do peso ideal.
  • IMC acima de 30 –  a pessoa está obesa.

Quem define o peso ideal?

Determinar o peso ideal calculando o IMC não é, em absoluto, um diagnóstico médico. De posse deste índice, consulte um nutricionista e/ou um endocrinologista, além do seu médico de confiança, para que as atitudes para que seu peso ideal sejam as mais saudáveis e corretas.

Sua rotina de atividades físicas e dietas será determinada por uma visão plural do seu estado para que a meta do peso ideal seja atingida sem prejuízo à sua saúde.

Avalie este conteúdo!
Avaliação média: 4.73
Total de Votos: 11
Qual é o meu peso ideal?

Comentários

  • Nao existe peso ideal, o peso por si so não quer dizer nada. Deve ser avaliado o % de gordura que eh o que realmente interessa, seja para emagrecer ou seja para a sua saúde! esse papo de peso ideal eh BALELA!

    Responder

Comente