Qual o seu tipo físico?

O corpo humano não pode ser classificado de uma única maneira. Cada biotipo possui características pessoais que precisa ser respeitado.

10 de março de 2014 • Por Mariana, em Comportamento, Destaques, Dicas e Dietas


Quando entramos no mundo das academias, por necessidade ou gosto, alguns termos outrora desconhecidos começam a invadir os ouvidos, e essas novas palavras e frases suscitam perguntas pertinentes.

Pontuam as frases dos iniciados palavras como “somatotipo”, “tipo físico”, “ectomorfo”, “endomorfo”, “mesomorfo”, e os mais atentos percebem diferenças nos treinos de cada um desses biotipos.

Os tipos físicos com os nomes estranhos ditos acima são, segundo o que se apregoa nas academias, características genéticas que determinam o grau de dificuldade que um organismo tem para ganhar massa muscular e perder gordura.

Os treinos dedicados aos tipos ectomorfo, endomorfo e mesomorfo são ajustados aos níveis de perda ou ganho calórico e muscular, mas antes de saber qual o seu tipo físico vamos entender de onde vieram esses conceitos.

biotipos-300x240

Breve história dos tipos físicos

Quem desenvolveu a teoria dos somatotipos ectomorfo, endomorfo e mesomorfo foi o psicólogo estadunidense William Herbert Sheldon (1898-1977).

A princípio, ele e o antorpólogo Earnest Albert Hooton queriam mesurar as taxas de raquitismo, lordose e escoliose basado em uma extensa coleção de fotografias onde alunos da chamada Ivy League (uma assembleia de atletas das oito maiores instituições de ensino superior da Costa Leste: as universidades de Yale, Columbia, Harvard, Cornell, Brown, Pennsylvania, Princeton e Darthmouth) posavam sem roupa para análise postural. Essas fotos foram tiradas entre 1940 e 1970.

O objetivo ortopédico inicial evoluiu para o estudo dos tipos físicos e posterior hierarquia social baseada na predominância de um dos três biotipos nomeados por ele:

  • Ectomorfo,com o radical grego “ecto”, que significa “para fora”. “de fora”.
  • Endomorfo, com o radical grego “endo”, que significa “para dentro”.
  • Mesomorfo, com o radical grego “meso”, que significa “meio”, “centro”. E “morfo”, significa “forma”.

Sheldon queria atribuir a essas formas físicas características predominantes e imutáveis sem levar em consideração o crescimento e ganhos e perdas de peso naturais no decorrer da existência. Graças a essas teses, pesquisadores modernos não levam em consideração as ideias de Sheldon, o que não impediu sua proliferação no mundo das academias.

carregando…

n50186e5691b30

Os tipos físicos

Numa coisa todos concordam: nenhuma pessoa tem um único tipo físico, mas um deles sempre predomina na compleição física final de cada pessoa, e os treinos, dietas e eventuais suplementações alimentares são focados para melhorar, ou aperfeiçoar, o tipo físico dominante. Tentaremos destrinchá-los da forma mais concisa possível.

Ectomorfo

Tem compleição física magra, com pouca gordura corporal, ombros e quadris estreitos e pernas e braços longos e finos. Geralmente tem gasto metabólico acelerado.

  • Os treinos sugeridos ao ectomorfo pedem repetições de séries em dois grupos musculares por vez, e de forma intensa. Após a chegada à zona de conforto, aumenta-se a intensidade dos treinos, com descansos prolongados entre as séries.
  • A dieta do ectomorfo é focada em proteína, carboidratos complexos e pouco ou nenhum açúcar simples. Suplementos hipercalóricos devidamente prescritos também podem ser incluídos.

Endomorfo

Tem facilidade em acumular gordura. Não é preciso dissertar muito sobre esse tipo físico; são as pessoas gordas e com estrutura óssea larga, principalmente nos quadris. A taxa metabólica costuma ser baixa.

  • O treino da pessoa com tipo físico endomorfo é essencialmente aeróbico, com ênfase no treino cardiovascular. Os exercícios precisam ser variados pois a zona de conforto é mais facilmente atingida com repetições. A inclusão de abdominais é bem vinda.
  • A dieta do endomorfo é a pregada por onze entre dez nutricionistas: baixíssimas taxas de gordura na alimentação, consumo de proteínas magras mas com parcimônia, controle de calorias e foco no controle do apetite e nos níveis de açúcar.

Mesomorfo

A simetria corporal desse tipo físico é um dos seus principais diferenciais. O mesomorfo alia baixa taxa de gordura à presença de músculos bem definidos e fortes nas pernas, bíceps e tríceps. O peito estufado e o torso quase triangular completam as características.

  • O treino do mesomorfo alia a explosão das séries anaeróbicas típicas de quem quer ganhar massa muscular e o treino cardiovascular para perda de gordura, que deve ser deve ser moderado, pois os músculos transformam os excessos em definição com maior facilidade. Em suma, é o corpo dos sonhos a pretendentes a Mister Universo, desde que respeitados os limites do corpo.
  • A dieta do mesomorfo é rica em proteína e carboidratos complexos oriundos de alimentos integrais, mas tomando cuidado com os eventuais excessos que permitam aumento de peso.

Como o princípio dos tipos físicos do doutor Sheldon foram abandonados com o passar do tempo e com a evolução da medicina, e a avaliação dos biotipos costuma ser meramente subjetiva – embora não estejamos aqui duvidando da capacidade de observação de quem lida com treinos – , recomenda-se fortemente que se consulte um médico antes de qualquer atividade física, especialmente treinos de média e alta performance feitos em academias. 

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Deixe seu comentário!