Quatro combinações proibidas com cálcio

O cálcio é um mineral essencial ao organismo, mas não pode ser consumido com quatro tipos de alimentos. Saiba quais.

O cálcio é o mineral mais abundante no corpo humano, e não é à toa. Ele participa ativamente das transmissões nervosas (movimentos musculares, sensação de dor e frio…), coagulação e formação de ossos e dentes.

Contudo, o cálcio precisa ser absorvido através da alimentação com frequência para que não haja problemas metabólicos e físicos futuros. O problema é que algumas combinações de alimentos podem prejudicar a absorção tanto do cálcio quanto de outros importantes minerais e micronutrientes.

Saiba como não sabotar sua dieta evitando algumas combinações que podem eliminar o cálcio e impedir o emagrecimento e a manutenção do peso, entre outros problemas.

Mas antes, a biodisponibilidade

De acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), biodisponibilidade é “a velocidade e a extensão de absorção de um princípio ativo (…) a partir da sua curva de concentração/tempo de circulação…”

Trocando em miúdos: é o quanto um nutriente interfere na assimilação de outro no metabolismo. Um alimento precisa ser biodisponível para que possa ser absorvido completamente e para que cumpra suas funções nutricionais.

Cálcio contra ferro

O cálcio precisa se combinar com nutrientes específicos para ser absorvido: vitaminas A e D, boro, fósforo, magnésio… O ferro, essencial para evitar a temida anemia, também precisa desses mesmos elementos.

Resultado: o organismo vai absorver o que estiver em falta naquele momento se os dois forem consumidos ao mesmo tempo. O outro será desprezado através das excreções, e geralmente o cálcio perde.

Evite comer ao mesmo tempo carnes e derivados do leite, além de queijos com verduras como a rúcula e o espinafre.

Cálcio contra cafeína

A cafeína interfere de forma quase que “assassina” na absorção de cálcio. O tradicional café com leite é uma das bebidas que devem ser evitadas, assim como refrigerantes e queijos consumidos ao mesmo tempo.

Cálcio contra xantina

A xantina é um composto encontrado em chás, chocolates e cafés. Seu efeito estimulante também bagunça a retenção de cálcio, fazendo com que muito do mineral tanto consumido quando presente no corpo seja eliminado. Não consuma leite com achocolatados e chocolates.

Cálcio contra gordura

Esse é um caso clássico do consumo em excesso que prejudica o metabolismo. Embora a gordura seja um nutriente essencial ao organismo, quando a comemos demais em conjunto com fontes de cálcio, a absorção do mineral fica comprometida porque a união dos dois nutrientes forma uma espécie de substância com poder tensoativo, como o sabão, que faz com que o cálcio se desprenda e seja eliminado sem ser devidamente absorvido.

Quaisquer frituras ou preparos com muita gordura, queijos e leites devem ser deixados de lado, como o popular estrogonofe.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.67
Total de Votos: 9

Quatro combinações proibidas com cálcio

Comente