Quatro petiscos para comer sem culpa

Escolha bem os alimentos para beliscar e não se preocupe mais com os ponteiros da balança.

Comer é algo tão socialmente normal enquanto conversamos, estudamos ou fazemos quaisquer atividades que requerem um mínimo de interação com o ambiente ou com as pessoas, que às vezes nos perguntamos, ainda que saibamos a resposta, de onde vêm aquelas calorias a mais que tentamos evitar.

Aquele aporte indesejável de energia pode vir do chocolate comido enquanto se lê, da porção de salame durante o papo com a amiga, do salgadinho comido durante o tédio de um telejornal. E comer é algo inevitável, temos que admitir.

Como beliscar é algo inerente a nós, que tal escolhermos petiscos que ao mesmo tempo preenchem a lacuna da “fome inexistente” provocada pelo hábito ou pela inércia e não acrescentam mais calorias ao nosso dia a dia? Eis quatro deles.

1 – Picles e sticks de verduras e legumes

Pepinos em conserva, chamados de picles, fornecem tão poucas calorias que a tentação em comê-los não irá sequer fazer cócegas na balança. Três pepinos fornecem 25 calorias. Conservas de berinjela, cebolinhas (minhas favoritas, se me permitem uma opinião) ou sticks de cenouras cruas são opções que ocupam nossa boca e não a camada de gordura.

Mas atenção: embora picles sejam ótimos petiscos pós-treino para quem treina pesado e perde muito sal no suor, eles devem ser evitados por quem tem hipertensão.

2 – Tomate-cereja

Adocicadas, saborosas e fáceis de serem levadas em pequenos recipientes, esses mini tomates podem substituir aquele courinho de farinha sabor bacon que tanto amamos, embora não deveríamos. 100 gramas de tomate-cereja possuem inacreditáveis 18 calorias e fornecem vitamina C, zinco (uma dupla de nutrientes que incrementa o sistema imunológico) e licopeno, substância que combate células cancerígenas.

3 – Maçã liofilizada

Ao contrário da desidratação, onde a água do alimento é retirada, a liofilização seca o fruto sob baixa temperatura para depois ser congelada. Após o congelamento, o fruto é colocado em uma câmara onde o ar é retirado aos poucos; dessa forma, a água não evapora, sublima (passa do estado sólido para o gasoso).

O resultado é um petisco doce sem adição de açúcares e calorias (uma maçã possui 35 calorias em média, e se mantém assim quando liofilizada). A maçã fica crocante, o que provoca satisfação e preenchimento, e pode ser comida sem culpa. Para tornar tudo melhor, a maçã liofilizada é rica em magnésio, mineral que fornece aporte ao sistema nervoso e à memória.

4 – Algas

Quem gosta de petiscos salgados pode pensar em trocar as deliciosas, porem engordativas, batatas fritas por algas, a nova mania fitness. Encontradas em casas especializadas em comida oriental, existem variedades desidratadas e simplesmente torradas que podem suprir aquela vontade de beliscar.

Algas são fontes naturais de iodo e fornecem magnésio e cálcio. Algumas variedades possuem fibras que podem ajudar a emagrecer, além de melhorar o trato intestinal. Um punhado de algas tem 25 calorias; Para efeito de comparação, a mesma porção de amendoim tem entre 400 e 560 calorias.

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