Que exercício físico emagrece mais?

A contagem de calorias gastas em alguns exercícios determinam a eficácia tanto para o emagrecimento quanto para o aumento da resistência física.

15 de abril de 2015 • Por Mariana, em Comportamento, Dicas e Dietas


Antes de responder que exercício físico emagrece mais, cabe um alerta. Não inicie nenhuma atividade física sem fazer um teste de resistência com seu médico. Não queira ser uma triatleta no segundo dia de exercícios, combinado?


Queimando calorias com os exercícios certos

Segundo alguns médicos, o exercício físico que emagrece mais é o fechamento de boca nas refeições. Parece piada, mas só o equilíbrio entre o consumo e gasto calórico pode emagrecer efetivamente uma pessoa.

Não se pode deixar o corpo desnutrido, pois precisamos consumir calorias para sobreviver, mas os excessos causam obesidade e todos os efeitos colaterais já conhecidos, como diabetes, hipertensão, problemas renais, hepáticos e circulatórios.

No texto “Musculação para emagrecer”, foi dito que a combinação de exercícios aeróbicos e anaeróbicos (o bom e velho “puxar ferro”) é muito mais eficiente para emagrecer mais e melhor de forma contínua. Mas para saber que exercício físico emagrece mais, é preciso que se saiba qual o gasto calórico de cada atividade física. Vamos a alguns exemplos.

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O exercício físico que emagrece mais

  • Natação: 840 calorias por hora. Aumenta a capacidade respiratória e muscular com impacto muscular quase zero.
  • Cooper: 600 calorias por hora. As articulações precisam de cuidados graças ao impacto mas o coração fica literalmente mais forte por ser mais exigido.
  • Andar em aclives (subida): 660 calorias por hora. Aumenta a resistência cardiovascular e emagrece, como já foi dito no texto “Caminhada para emagrecer”.
  • Pular  corda: 900 calorias por hora. Tendo cuidado com as articulações dos pés e ombros, propicia aumento de massa muscular, que aumenta a nossa carga metabólica, que queima mais calorias em repouso.
  • Subir escadas: 840 calorias por hora. Não curte academia? Que tal esquecer o elevador e subir até o prédio onde mora ou o seu trabalho pelas escadas? Glúteos e pernas agradecem, e os pulmões ficarão mais oxigenados.

Mais uma dica: o exercício físico emagrece mais quando aumentamos a carga ao qual já estamos acostumadas de tempos em tempos. Um exemplo: se uma caminhada em aclive de 30 minutos já não deixa você esbaforida, aumente-a em dez minutos.

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