Emagrecer Urgente: por que as Pessoas têm esta Necessidade?

Não importam os motivos, sempre há algum para que se deseje emagrecer com urgência. Isso é saudável? É possível?

03 de novembro de 2013 • Por Mariana, em Comportamento


Quem tem a graça (ou desgraça) de trabalhar com Internet sabe que uma das consultas feitas com mais frequência no Google é quero emagrecer com urgência — ou a variação preciso emagrecer com urgência. O que esta informação encerra em seu seio, e como as pessoas com esta necessidade ou desejo podem ser ajudadas?

the-early-bird-loses-the-weight-apparently-300x180

O uso do “doutor Google” para emagrecer urgente

Em primeiro lugar, dizer ao Google (ou a qualquer outro mecanismo de busca) que se quer emagrecer urgente demonstra desconhecimento: primeiro do funcionamento da ferramenta, mas principalmente desconhecimento do próprio corpo, da própria vida e de o que leva a própria pessoa a estar com sobrepeso.

Isso quando realmente o problema existe, pois muita gente tem o peso absolutamente normal, mas ainda assim acham que precisam emagrecer urgente para se adequarem a uma concepção distorcida de beleza.

A restrição alimentar é rápida?

Se observarmos uma pessoa obesa, e investigarmos seus hábitos de vida e alimentares, descobriremos que ninguém engordou de uma hora para outra. Destarte, é um absurdo querer emagrecer urgente quando o processo de acúmulo de excessos foi longo e sistemático.

Muitas vezes quem quer emagrecer urgente acaba adotando dietas muito restritivas, como a assim chamada Dieta da USP (ver o texto A “Dieta da USP” Emagrece? para mais informações).

O resultado é que no curto prazo realmente há redução de peso, mas logo em seguida o organismo vai interpretar essa escassez como privação forçada, e vai economizar a gordura para momentos de perigo (uma fuga de algum predador, por exemplo), e vai manter a sobrevivência gastando recursos da chamada massa magra corporal.

carregando…

Ora, há muitos milhares de anos que o ser humano não precisa mais viver em cavernas nem fugir de predadores, ou aguardar meses até que a natureza floresça novamente para lhe prover alimento. Assim, a restrição alimentar vai implicar simplesmente um corpo flácido, com gorduras acumuladas, o que é bem diferente de emagrecer urgente!

O que fazer?

Se você precisa emagrecer urgente mas não quer abrir mão de sua saúde, pode começar fazendo uma semana da Dieta da USP, enquanto procura ajuda especializada (de um médico ou nutricionista). Explique seus motivos, por que você precisa emagrecer urgente, cumpra à risca todas as determinações que o profissional fizer.

Certamente isso incluirá mudanças de hábitos alimentares, e inclusão ou readequação de exercícios físicos. Infelizmente não existem milagres para emagrecer urgente, e cabe a cada pessoa aprender a lidar com o que tem.

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Deixe seu comentário!