Receita de Compota de Maçã Diet Super Saudável

Uma receita facílima de fazer, super saudável, de baixíssima caloria, que vai ajudar a aplacar aquela vontade terrível de comer doce que a gente sente quando está de dieta

Não tem jeito: quando a gente faz dietas restritivas o sofrimento é grande, e o mais comum é que a gente se desespere de vontade de comer doces. Até já contamos uma história sobre isso, aqui. É nessas horas que receitas saudáveis, pouco calóricas e fáceis de fazer acabam virando uma salvação da nossa sanidade!

Esta receita quem me ensinou foi minha avó, e é incrivelmente fácil de fazer.

Ingredientes da Compota de Maçã Diet

Para executar esta receita você vai precisar de:

  • Água filtrada
  • Uma pitada de sal
  • Maçãs a gosto

Modo de Preparo da Compota de Maçã Diet

Primeiro de tudo, descasque as maçãs e remova as sementes e o talinho, deixando apenas a polpa da fruta. Eu gosto de cortar cada maçã em oito fatias longitudinais (pedaços menores ficam prontos mais rápido, e com sabor e aparência mais uniformes).

Depois, ponha numa vasilha água suficiente para cobrir as maçãs fatiadas, jogue o sal e misture. Nesta salmoura jogue as maçãs e deixe aí por um minutinho. Na verdade, quanto mais tempo a maçã ficar imersa nesta água mais calda ela vai produzir durante o processo de cozimento, e mais doce ela vai ficar, porém maior será a absorção de sal, o que pode não ser de seu inteiro interesse.

Agora, numa panela grande o suficiente para que todas as fatias de maçã fiquem no fundo, jogue as frutas fatiadas e ligue o fogo. Em alguns segundos a maçã vai começar a produzir um barulhinho como se estivesse “fritando” (mas não está, claro, porque só tem a maçã direto no fundo aquecido da panela); este é o momento de diminuir o fogo ao mínimo, mas tão mínimo que você terá de controlar a intensidade da chama numa posição de “quase apagar” do controle do fogão.

Jogue uma colher ou duas da água com sal de onde você tirou as maçãs sobre as frutas em cozimento, tampe a panela, e aguarde.

Depois de um tempo que varia com a quantidade de fruta e com a intensidade da chama, e que quanto mais demorado melhor, as maçãs vão começar a ficar douradinhas. É a hora de desligar o fogo, e deixar a compota esfriar ali na panela mesmo. Depois de frio (porque a maçã continua cozinhando mesmo depois de desligar o fogo) você poderá levar as compotas para gelar.

Observações

Se quiser incrementar mais a receita, pode adicionar cravo e canela em pau. Não adicione açúcar, obviamente, nem adoçante de nenhum tipo.

As calorias desta receita são baixíssimas: cada maçã tem aproximadamente 80kcal, o que dá uma média de 10kcal por fatia (se, como eu, você cortar suas maçãs em oito pedaços). Mas ainda assim, se consumida em excesso ela pode prejudicar sua dieta em vez de favorecer. Tenha consciência!

Avalie este conteúdo!
Avaliação média: 4.67
Total de Votos: 9
Receita de Compota de Maçã Diet Super Saudável

Comente