“Reeduque seu Cérebro, Remodele seu Corpo”

Conheça um livro que vai ajudar a entender os processos do cérebro que nos levam aos excessos alimentares, e mais importante do que isto: vai ensinar um método prático, possível a qualquer um, para reeducar o cérebro, de forma à pessoa não ser mais refém de condicionamentos inconscientes, e sim senhora de suas próprias vontades.

03 de junho de 2018 • Por Mariana, em Resenhas de Livros


imagem

Clique para comprar este livro

Não sou muito de comprar livros de autoajuda, principalmente quando dizem respeito a emagrecimento, porque normalmente este tipo de material acaba sendo lindo na teoria, mas superficial na essência, ou desnecessariamente intrincado ao passar sua mensagem. Quando eu vi “Reeduque seu Cérebro, Remodele seu Copo” na prateleira pensei a mesma coisa, mas comprei-o mesmo assim. Ainda bem que eu estava enganada.

A autora

A Dra Andrianopoulos é psicóloga, psiquiatra, especialista em distúrbios alimentares, já ajudou milhares de pacientes a fazer as pazes com o próprio corpo, e escreveu este livro para que mais pessoas pudessem se beneficiar do conhecimento que ela adquiriu em sua vida profissional.

O que mais gostei no livro

O livro todo é excelente, e escolher algumas passagens favoritas é uma tarefa bem difícil.

Mas creio que não seja injustiça com o texto se eu disser que o que fez eu me apaixonar pela leitura foi a ideia de que — como todos nós sabemos — ninguém vai emagrecer de maneira definitiva fazendo dietas restritivas, à base de sacrifício; estas podem funcionar por um tempo, mas não há força de vontade que resista aos condicionamentos do cérebro mais primitivo, e em algum momento a pessoa vai botar tudo a perder num momento de descontrole.

Também gostei muito da maneira didática com que a autora explica os condicionamentos. Um exemplo clássico é o de por que muitas pessoas tendem a comer doces, frituras ou outras gostosuras engordantes quando estão emocionalmente fragilizadas: é culturalmente comum que quando uma criança se machuca algum adulto assopre o dodói e ofereça uma guloseima para compensar aquela dor. Na vida adulta trazemos essa informação gravada no inconsciente: “se estivermos nos sentindo mal, um sorvete, um pedaço de torta, um chocolate, ou cada um sabe da sua gostosura favorita, tem o poder de nos fazer sentir bem outra vez.”

O livro também conta com testes fáceis de fazer, para que cada um possa avaliar a influência que as diversas camadas do cérebro têm sobre o seu comportamento. Infelizmente não obtivemos autorização da editora para reproduzir um dos testes aqui no site.

E é claro, tudo isso seria chover no molhado se a autora não trouxesse um plano prático de como proceder a reeducação de nosso cérebro, de forma a trazer à consciência cada condicionamento para que possamos decidir se vamos assaltar a geladeira no meio da noite para aplacar a solidão, ou se vamos virar do outro lado e dormir confortavelmente até a hora de acordar.

Onde encontrar

“Reeduque seu Cérebro, Remodele seu Corpo” pode ser encontrado nas boas livrarias. Eu comprei o meu na Amazon.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.58
Total de Votos: 12

“Reeduque seu Cérebro, Remodele seu Corpo”

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

O que você pensa disso? Vamos construir um debate!