Refrigerante dietético engorda mais que o normal

Parece piada, mas não é, embora há muito tempo a gente brinque com o fato de que quem toma refrigerante dietético acabe ficando mais gordo do que quem bebe o normal.

E o que parecia piada se tornou uma realidade: segundo o Centro de Ciência da Saúde da Universidade do Texas, em San Antonio, o consumo de refrigerantes dietéticos aumentou mais o risco de ganho de peso (sobrepeso ou obesidade) do que o consumo do refrigerante normal ou comum (regular).

Isso ocorreu a despeito da equipe do centro que fez a pesquisa esperar que os refrigerantes normais aumentassem a incidência de mais ganho de peso que os dietéticos.

Até agora, os pesquisadores ainda não sabem com certeza o que provoca essa reação do organismo.

Talvez o fato de que os refrigerantes dietéticos não satisfaçam o organismo e estimulem a ingestão de mais alimentos (líquidos ou sólidos) e que estes contenham mais açúcar.

Apesar de não haver ainda uma explicação plausível, é bom lembrar que no Brasil a Anvisa já alertou que os refrigerantes light e diet tem excesso de sódio (apesar da falta de açúcar), e que o excesso de sódio é maléfico ao organismo.

Já os pesquisadores da Universidade do Texas lembram que o consumo de refrigerantes de qualquer tipo provoca aumento da incidência de ganho de peso, e que é preciso buscar alternativas melhores, como água, sucos ou leite.


Para ler o artigo em inglês que forneceu a informação da pesquisa, clique aqui.

Avalie este conteúdo!
Avaliação média: 5
Total de Votos: 4
Refrigerante dietético engorda mais que o normal

Comentários

  • O refri, normal ou light/diet/zero, não tem nenhum valor nutricional, por isso não deve integrar a dieta diária de quem quer se manter saudável e cuidar do corpo. Apesar disso, tomar um refrizinho de vez em quando não mata ninguém, né!? Eu acho que tudo o que contém adoçante dá rebote de açúcar e faz a gente querer comer mais! abraço

    Responder

Comente