Remo para emagrecer

01 de fevereiro de 2017 • Por Mariana, em Fitness


O remo é um dos esportes com maior capacidade de definir músculos e emagrecer existentes. Assim como a natação, quase todo o corpo entra em movimento durante sua execução. O grande problema é que esportes aquáticos não estão disponíveis em todos os locais, principalmente em cidades sem litoral ou rios navegáveis.

Felizmente, existem aparelhos para a prática do remo em academias que simulam à perfeição, exceto o contato com a natureza, os movimentos do treino. O chamado remo indoor é parte tanto de treinamentos solo como de sessões de crossfit.

Benefícios do remo

Cerca de 85% dos músculos do corpo são movimentados pelos movimentos característicos do remo. O remoergômetro, o aparelho indoor de simulação da atividade, reproduz os movimentos com braços e pernas.

O remo exige força e aumenta a flexibilidade, mas ao mesmo tempo é acessível a todos, a princípio, já que a carga do aparelho pode ser adaptada ao condicionamento físico de cada indivíduo. A velocidade também pode variar, por isso é considerado uma atividade de baixo impacto para as articulações.

Os músculos mais beneficiados pela prática do remo são os localizados nas costas, braços, pernas, glúteos e abdome. Com isso, a postura é beneficiada, bíceps e tríceps ficam melhor definidos, o bumbum enrijece e os músculos das pernas se fortalecem.

Além das vantagens musculares, o remo é um excelente exercício cardiovascular, proporcionando melhora da circulação sanguínea e da respiração, o que dá mais disposição para as atividades cotidianas. O gasto calórico da atividade é um dos maiores; gasta-se em média 600 calorias por hora, podendo chegar a 800 quando o treino é mais intenso.

Praticando o remo

Vista roupas e tênis confortáveis e que permitam a transpiração. O alongamento antes e depois do treino é essencial, além do aquecimento pré-exercício, para acostumar as articulações e preparar os músculos.

A alimentação também é um fator importante. Antes e depois da prática do remo, é preciso ingerir alimentos ricos em carboidratos e proteínas. Escolha fontes de carboidratos complexos e proteínas magras de preferência. E hidrate-se; tome muita água.

Antes de praticar o remo ou quaisquer atividades físicas, faça uma avaliação física e consulte seu médico. Embora seja um esporte seguro e acessível, saber quais são seus limites físicos no início é essencial para que o treino sejam eficiente e adequado às suas necessidades. Prefira praticar o remo indoor sempre com o acompanhamento de um personal trainer.

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