Retenção de líquidos

Uma das causas do peso extra é a retenção de líquidos. Como transformar a água em aliada da dieta, e não causadora da obesidade?

Quando comecei a eliminar os quilos extras que habitavam meu organismo à minha revelia, descobri  um novo e inexplorado corpo debaixo de toda a adiposidade (jeito bonito de dizer “gordura”) que me ensinou o caminho para que eu tivesse sucesso em meu projeto de perda de peso.

Um bom exemplo foi a descoberta de um problema comum em pelo menos 80% das mulheres: sofro com a retenção de líquidos.

Confesso que fiquei espantada ao saber que a água ajuda a engordar.e cogitei seriamente a possibilidade de viver em algum deserto, limitando o consumo dos copos de água.

Passado o impulso em ser uma beduína (os nômades que vivem nos desertos árabes), procurei saber o que poderia ser feito contra a retenção de líquidos e a mania que ela tem em deixar meu jeans apertado de um dia para outro.

O problema

Você já sentiu seus pés incharem dentro dos sapatos depois de um dia especialmente atarefado? Seus seios parecem ter recebido uma carga de silicone depois da menstruação? E aquela maldita barriguinha que insiste em pular da blusa mesmo horas após uma refeição?

Se isso acontece com você mesmo depois da TPM ter passado, seu corpo retém líquidos com muita facilidade. É como se de uma hora para outra você passasse a usar dois manequins acima do seu, e isso definitivamente não é agradável.

As causas

Meu médico disse que as principais causas da retenção de líquidos são hormonais, principalmente os da tireoide. Contudo, muitos outros fatores podem fazer nosso corpo reter líquidos:

  • Problemas nos rins;
  • Excesso de sal na alimentação;
  • Falta de atividades físicas;
  • Salto alto, literalmente. que faz com que a circulação fique comprometida;
  • Calor em excesso.

As soluções

Felizmente, evitar os problemas e eliminá-los é relativamente fácil e depende primordialmente de mudanças de hábito que às vezes, de tão arraigados, pensa-se que devem fazer parte da rotina.

Primeiramente, diminua o sal das refeições. E é mais fácil do que parece, basta seguir algumas dicas contidas no texto “Cuidados com o sal na dieta“.

Inclua atividades físicas em sua rotina, em especial os exercícios aeróbicos. Quanto mais o sangue circula, menos água fica parada no organismo.

Beba muita água, pelo menos dois litros por dia. Parece esquisito colocar em nosso corpo o que queremos eliminar, mas a água que bebemos faz com que a água retida saia mais facilmente por causa de um fenômeno chamado osmose, que faz com que uma célula com menor concentração de líquidos absorva o excesso de outra com muita água.

Se puder, submeta-se a algumas sessões de drenagem linfática, método comprovadamente eficaz para eliminação de toxinas e líquidos.

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