Ritmo ideal para perda de peso

Aprenda que seu metabolismo tem um ritmo e use-o de forma inteligente. Conheça os princípios do chamado ritmo circadiano e planeja melhor suas dietas.

25 de maio de 2017 • Por Mariana, em Alimentos, Comportamento, Dicas e Dietas


O corpo humano obedece, mesmo à nossa revelia, um ciclo biológico que rege nossa existência chamado ritmo circadiano, que é baseado no período de 24 horas do dia regido pela luz solar e sua ausência.

O ritmo circadiano é importante porque ele determina, entre outras funções, o ritmo ideal para a perda de peso de cada pessoa.

Se é verdade que ninguém emagrece sem esforço, também é verdade que o metabolismo possui um ciclo de adaptação que precisa ser obedecido para que o temido efeito sanfona não prejudique a saúde.


Obedeça o seu ritmo

 

O principal erro cometido pelas pessoas que querem emagrecer é desejar que isso seja rápido.

Graças a essa verdadeira indústria da perda de peso a jato, não são poucas as pessoas que se submetem a dietas restritivas, muitas delas beirando a sandice.

São atitudes como consumir apenas um tipo de substância, como as dietas de proteínas ou de vegetais, aliado a uma mal planejada série de atividades físicas feitas de forma atabalhoada e em jejum.


As consequências da pressa

Veja o que geralmente acontece com quem não obedece o ritmo ideal para perda de peso.

O começo aparentemente promissor

No começo de qualquer dieta restritiva severa, há uma rápida e significativa perda de peso. Dietas como as que substituem refeições por shakes ou as dietas de proteínas fazem com que a pessoa emagreça entre 10 e 20 por cento do peso inicial em um período de tempo muito curto, geralmente um mês.

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A reação do corpo às perdas

O metabolismo, ao se ver perdendo o que ele considera reservas de energia vitais, entra em colapso e começa e produzir adrenalina e cortisol, hormônios secretados em momentos de estresse. Quando entram na corrente sanguínea, os hormônios despertam ansiedade.

O efeito sanfona

Essa ânsia incontida transforma-se em compulsão alimentar que só se satisfaz com alimentos ricos em energia que possa ser acumulada, como gorduras e açúcares. Basta um ataque feroz à geladeira para que o peso eliminado retorne com alguns quilos extras.


Descobrindo o ritmo adequado

Para descobrir o ritmo ideal para a perda de peso de forma saudável e sem traumas é necessária uma anamnese feita pelo seu médico de confiança, mas algumas informações adicionais podem ajudar quem não quer emagrecer de forma rápida e milagrosa.

  • Segundo nutricionistas sérios, o organismo precisa adaptar a dieta ao ritmo circadiano e o período médio de adaptação a dietas com porções menores e menor quantidade de calorias é de pelo menos três meses, com as variações pessoas de praxe.
  • Esse período trimestral é essencial para que o organismo habitue-se a ingerir menores porções de alimento sem sofrimento e sem estresse. Quando o metabolismo entra em uma zona de conforto, onde não há mais perdas de peso significativas, é hora de reduzir mais um pouco as porções para que se entre em uma nova fase de emagrecimento.
  • É um processo longo e necessita de doses generosas de comprometimento e força de vontade, mas cujos resultados são mais efetivos e duradouros.

Consulte um nutricionista sério e que respeite a saúde dos pacientes, sempre. É a única maneira segura de saber o ritmo de perda de peso de forma individual.

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