Saúde em dia com a Taioba Branca

Dentre os alimentos chamados regionais, a taioba branca é uma das mais surpreendentes descobertas nutricionais dos últimos tempos.

15 de novembro de 2013 • Por Mariana, em Alimentos, Destaques


O uso de hortaliças na alimentação é altamente recomendado por todo bom nutricionista, porém muitas boas plantas comestíveis são conhecidas apenas regionalmente e em poucos rincões brasileiros.

Já falamos brevemente do ora-pro-nóbis em outra postagem e hoje mostraremos uma velha conhecida de mineiros e baianos, coadjuvante de dietas que ajudam a manter a saúde em dia: a taioba branca (Xanthosoma sagittifolium).


A taioba branca

Nativa da América Central, a taioba branca é uma hortaliça com folhas grandes e com formato de seta, com nervuras bem visíveis e textura firme, verdes-escuras.

Ela atinge até dois metros de altura e aprecia terrenos bem úmidos; na natureza a taioba branca é encontrada em brejos e margens de rios.

Em Minas Gerais, no Rio de Janeiro, na Bahia e na região amazônica a taioba branca é umas das hortaliças mais consumidas em pratos típicos.

Recentemente suas propriedades nutricionais foram alvo de estudos sobre o futuro da alimentação humana e as descobertas foram animadoras, não só para o combate à fome quanto a quem simplesmente quer manter a saúde em dia com a taioba branca.


carregando…

Propriedades nutricionais da taioba branca

A taioba branca é consumida refogada ou acompanhando cozidos com carnes suínas e bovinas, em omeletes e tortas. Toda a taioba branca é comestível mas utiliza-se mais as folhas e os talos.

E se você quiser incluir a taioba branca em sua dieta, saiba que está fazendo um grande negócio, nutricionalmente falando. Acompanhe.

  • A taioba branca é rica em dois nutrientes essenciais nas dietas de emagrecimento: o betacaroteno, precursor da vitamina A e o cálcio. Ela tem mais vitamina A do que a cenoura e mais cálcio do que o espinafre.
  • Cem gramas de taioba branca possuem nada menos do que 290 mg de potássio, mineral essencial na prevenção da pressão alta e no bom funcionamento dos rins.
  • As propriedades antioxidantes da taioba branca são muito boas: a quantidade de vitamina C presente nas folhas dá à taioba branca o mesmo potencial nutricional da laranja.
  • Além do potássio, há uma quantidade nada desprezível de outros minerais essenciais ao metabolismo humano, como destaque para o ferro, o zinco e magnésio.
  • As hastes da taioba branca são ricas em carboidratos, assim como os bulbos.
  • Para completar, a quantidade de fibras solúveis e insolúveis da taioba branca fazem com que a hortaliça seja considerada um excelente digestivo.

Existe um mito que ronda o consumo da taioba branca. Segundo relatos populares, existe uma variedade da taioba branca que não pode ser consumida por ser tóxica e ser capaz de fazer mal às pessoas.

O que existe de fato é que a taioba branca possui, assim com várias hortaliças, um nível de toxicidade baixíssimo e que não causa males maiores aos seres humanos, com exceção dos que tem alguma espécie de alergia.

A taioba branca possui benefícios nutricionais que suplantam, e muito, as crendices e a estranheza inicial.

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

1 comentário

  • Ana Paula • 13/01/2017

    Achei muito bom essa matéria já adorava a taioba agora vou incluir nas minhas dietas.

    Responder

Deixe seu comentário!