Segredo para Emagrecer

Existem muitas perguntas que rondam as dietas, e muitas resvalam em supostos segredos que nem sempre estão plenamente acessíveis.

28 de março de 2015 • Por Mariana, em Comportamento, Destaques


Aos que procuram o segredo para emagrecer baseado em que celebridades saradas fazem, tenho uma notícia não muito agradável para dar: eles são magros porque existe toda uma indústria que os usa como “cobaias” de seus produtos e métodos em troca de publicidade.

Esses famosos sarados são apenas garotos-propaganda de diversos métodos que emagrecem mas são virtualmente inacessíveis a nós, reles mortais.

Qual o segredo para emagrecer mais conhecido?

O chiste é inevitável: se eu contar, deixa de ser segredo. Mas falando sério, o segredo depende do interlocutor.

Cada pessoa, geralmente dona de um certo nível de notoriedade, tem guardado para si (e posteriormente publicado em uma matéria sobre emagrecimento em qualquer mídia) um segredo “infalível”. Veja os mais propagandeados:

  • A adoção de uma dieta chamada vegana, que elimina carnes, laticínios e ovos da alimentação.
  • O consumo de um suplemento vitamínico da moda, como a vitamina B12 aplicada sob forma injetável, ou cápsulas de ácidos graxos ômega 3.
  • Uma série de exercícios específicos ou um aparelho que promete eliminar o excesso de peso “sem sofrimento”

Nem preciso dizer que alguns métodos precisam do aval de seu médico para que você os pratique, não é mesmo?

Afinal, existe algum segredo para emagrecer?

Segundo estudos recentes realizados na Europa, mas precisamente na Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, o segredo para emagrecer pode estar no chamado tecido adiposo castanho.

carregando…

Essa camada de gordura é muito encontrada em recém nascidos e até bem pouco tempo atrás acreditava-se que não acompanhava o crescimento do ser humano, sendo extinta na idade adulta.

Contudo, essas pesquisas conseguiram provar que o tecido adiposo marrom está presente, sim em adultos. E o que isso tem a ver com o segredo para emagrecer? Ainda bem que perguntou.

  • O tecido adiposo castanho ajuda a manter o corpo de um recém-nascido aquecido graças à capacidade que ele tem em aumentar a temperatura corporal. Esse tecido é comum em mamíferos que hibernam.
  • O aumento da temperatura corporal faz com que haja maior queima de calorias, forçando o metabolismo a gastar mais energia.
  • O que acontece quando o corpo gasta mais energia? Sim, ele perde peso corporal!

Segundo o pesquisador responsável, o português Luis Martins, o catalisador desse segredo para emagrecer é uma proteína óssea, bem mais eficaz do que outros tipos de proteína testadas por ter menos efeitos colaterais.

Ou seja, o segredo para emagrecer existe e está sendo pesquisado arduamente. Mas cuidado: não caia na esparrela do primeiro espertinho que queira vender qualquer “dieta da gordura cinza”!

Compartilhe

Conteúdo popular em sua região:

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Deixe seu comentário!