Sete alimentos para melhorar a imunidade

Cuidar da alimentação nos ajuda a manter a imunidade sempre reforçada. Conheça sete alimentos que reforçam nossas barreiras.

Emagrecer é uma questão multifatorial. Alimentação equilibrada e atividades físicas são a parte visível dessa meta que precisa incluir a imunidade nessa delicada equação.

Quando a imunidade se torna baixa, o corpo abre portas, janelas e comportas para diversos problemas de saúde que, além de doenças, permite ganho de peso e inchaços nada saudáveis.

Felizmente, isso pode ser contornado com a alimentação. O balanço nutricional de um prato de comida com riqueza de vitaminas e minerais bem dosados pode fazer a diferença. Conheça sete alimentos que irão formar uma carapaça de proteção contra a baixa imunidade.

Vegetais verde-escuros

Espinafre, couve e brócolis, entre outros, são ricos em vitamina B9, o famoso ácido fólico, que auxilia na produção de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa contra doenças.

Mulheres grávidas precisam tomar um bom aporte de ácido fólico; consulte seu obstetra.

Tomate

Fruto muito popular, principalmente em saladas e mesmo sucos, o tomate possui antioxidantes que eliminam os temidos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular, uma das causas da baixa imunidade.

Também é rico em uma substância chamada licopeno, que combate doenças do coração e do sistema circulatório, além de ajudar a combater o câncer de próstata.

Frutas cítricas

Laranja, abacaxi, acerola, goiaba e tantas outras frutas são fontes plenas da famosa vitamina C, o ácido ascórbico. O poder antioxidante dessa vitamina aumenta a resistência do organismo, promovendo regeneração celular e reforço da imunidade. O ácido ascórbico também é encontrado no tomate e nos pimentões.

Alimentos fontes de zinco

Cereais integrais, castanhas e nozes e leguminosas como o feijão e a ervilha têm uma boa quantidade de zinco, um mineral que atua diretamente em nosso sistema imunológico a nível celular. Contudo, não deve ser consumido em excesso; consulte seu médico.

Gengibre

A milenar raiz usada em temperos e bebidas tem ação bactericida poderosa, é fonte de vitaminas C e B6, que atuam na chamada respiração celular. O gengibre in natura é um excelente paliativo para infecções na garganta e cuida, por tabela, do reforço imunológico graças ao aporte de nutrientes.

Gordura ômega-3

Doses pequenas de azeite de oliva, além de peixes em geral, são fonte de ômega 3, ácido graxo (uma das substâncias que compõem a gordura) responsável por deixar veias e artérias livres de inflamações que possam vir a entupi-los, ajudando o sistema imunológico no processo.

Pimentas

Conhecidas pela picância que muitos apreciam e outros evitam por não suportá-la, as pimentas fornecem uma quantidade substancial de betacaroteno, elemento que se transforma em vitamina A, que nos protege de infecções, dentre outros atributos nobres.

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