Sete razões para comer peixe

O peixe é uma das melhores fontes de proteína. Conheça outros motivos para incluir pescados no seu cardápio regular.

Peixe é um dos alimentos mais consumidos nessa época, geralmente por razões tradicionais e religiosas. Uma das fontes de proteína mais saudáveis existentes, o peixe não é tão apreciado pelos brasileiros quanto deveria.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda um consumo de 12 quilos de peixe por ano por pessoa. No Brasil, o consumo per capita não chega a 9 quilos por ano. Para se ter uma ideia, Japão e Portugal consomem cerca de 50 quilos per capita anualmente.

Quer incluir peixe no cardápio diário e não só na sexta feira santa? Saiba sete motivos para aumentar o consumo de pescados.

1-Possui vitaminas e nutrientes importantes

Qualquer tipo de peixe fornece basicamente proteínas de alto valor nutricional, fósforo, iodo, cálcio, vitaminas A, E, D e do complexo B. Sejam peixes considerados magros ou gordos, comê-los dá um aporte de nutrientes muito bem vindos.

2-Fornece mais cálcio do que outras carnes

O cálcio é vital para dentes e ossos, além de ser coadjuvante importante no emagrecimento por ajudar a queima calórica a nível celular. Comer mais peixes durante a semana irá proporcionar um aporte significativo do mineral.

3-É fonte de gorduras boas

Peixes são ricos em ômega 3, uma gordura que impede a formação de coágulos nas veias e artérias, combate o diabetes e tem papel importante na comunicação entre neurotransmissores, o que pode ajudar a combater a depressão.

4-Previne o câncer de cólon

O ômega 3 presente no peixe age de forma benéfica no cólon (formado pela maior parte do intestino grosso) e no reto, evitando o aparecimento de pólipos que podem vir a se tornar cancerígenos.

5-Qualquer tipo de peixe é benéfico à saúde

Embora seja verdade que peixes de água salgada fria tenham maior quantidade de nutrientes, isso não significa que outros peixes sejam menos efetivos. Sardinhas, garoupas e corvinas também têm boas quantidades das substâncias benéficas dos peixes mais caros. Basta dosar as porções de forma adequada.

6-Peixe é amigo do cérebro

A combinação de fósforo e da gordura ômega 3 ajuda a manter neurônios e neurotransmissores ativos e fortes. E a prova disso está na eficácia da chamada dieta mediterrânea, muito baseada em pescados, onde os riscos de doenças cerebrais degenerativas e depressão são baixos.

7-O segredo é o preparo

Para obter o máximo de benefícios com o mínimo de perdas nutricionais e acréscimo de gorduras e sódio, aposte no peixe cozido, grelhado e assado. Quem gostar pode consumir alguns tipos de peixe cru, principalmente robalo, atum e salmão. Gestantes devem evitar os sushis se houver alguma suspeita quanto à procedência e ao preparo.

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