Seu cachorro pode ser seu personal trainer?

Você tem um cachorro? Aproveite os passeios com seu companheiro e saia do sedentarismo de forma divertida.

13 de dezembro de 2014 • Por Mariana, em Comportamento, Dicas e Dietas


Um dos poucos consensos entre médicos e profissionais que lidam com o emagrecimento é que a inclusão de exercícios físicos é vital para o sucesso de qualquer dieta. A boa notícia para quem tem um cachorro é que ele pode ser um excelente aliado para quem quer começar a caminhar.

A caminhada é o exercício que todos podem fazer, independentemente do preparo físico, e seu cachorro pode ser seu personal trainer gratuitamente e graciosamente.


Usando seu cão como “desculpa” para caminhar e interagir com o mundo

Um cão precisa se exercitar tanto quanto uma pessoa porque o animal não está livre dos males da vida moderna e sedentária, principalmente a obesidade e o estresse causado pela falta de socialização.

Não e preciso explanar muito sobre o excesso de peso porque o cão sedentário sofrerá dos mesmos malefícios que um ser humano, como problemas cardíacos e circulatórios.

Já a necessidade dos passeios diários justifica-se pela interação que o cachorro precisa aprender a ter com diversos ambientes. O cão precisa se acostumar com outras pessoas, outras paisagens e outros animais para que se evitem problemas como hiperatividade e agressividade com estranhos.


Passear ou caminhar com o cachorro?

É preciso saber a diferença entre levar o cachorro para passear e caminhar com ele. Enquanto o passeio visa a socialização e eliminação de dejetos, o que acarreta diversas paradas durante o trajeto, a caminhada exige um certo nível de condicionamento para que o animal siga o ritmo do dono.

carregando…

Não costuma ser uma tarefa difícil porque cachorros tendem a obedecer comandos de liderança. Seja firme ao colocar a guia no cachorro e ao mostrar que os passos precisam ser contínuos.

Evidentemente que deixar o cachorro livre de quaisquer distrações é essencial. Comece escolhendo os horários mais adequados, no início da manhã ou ao cair da tarde. Se ele precisar defecar ou urinar, deixe que ele faça isso antes da caminhada.

Dê água em uma quantidade que não o deixe sedento. Não afrouxe a guia e mantenha o ritmo das passadas, indicando ao cão que essa é uma caminhada contínua. Treinadores recomendam levar o cão sempre pelo lado esquerdo, segurando a guia com as duas mãos.

Se tanto a pessoa quanto o cachorro forem sedentários comece a caminhada de forma leve e por um tempo curto. Durante cinco dias da semana, comece caminhando cerca de 30 minutos com passos curtos.

Aumente o tempo e a velocidade semanalmente sempre cuidando do bem estar do cachorro, principalmente no que tange à hidratação. Uma sessão de 30 minutos de caminhada gasta em média cerca de 200 calorias e seu cachorro personal trainer, fiel e saudável, será seu melhor amigo por muitos e melhores anos.

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Deixe seu comentário!