Sobrepeso Atrapalha Engravidar

Eliminar o sobrepeso é fator vital para a mulher que deseja engravidar de forma saudável e sem complicações.

24 de setembro de 2015 • Por Mariana, em Comportamento, Destaques


O sobrepeso e a obesidade são fatores cruciais nos desarranjos hormonais. O excesso de peso atrapalha sobremaneira a mulher que deseja engravidar.

Mais do que uma mera questão estética, emagrecer também pode ser um ponto crítico em quem deseja ter filhos em um futuro próximo.

## A relação entre sobrepeso e fertilidade

Sabe-se que 30% das mulheres em idade fértil têm sobrepeso ou são obesas. O reflexo do excesso de gordura se espalha por todo o organismo.

1zqglrynqo2hf24xm6vioaoh6

Além dos problemas coronários e circulatórios já conhecidos, os hormônios ligados à reprodução também sofrem mudanças drásticas, dificultando a vida de quem deseja engravidar.

O hormônio sexual estrógeno é quem mais sofre alterações. O sobrepeso aumenta a quantidade de tecido adiposo (gordura) e isso eleva a produção do estrógeno, o responsável direto pela liberação de duas substâncias essenciais ao desenvolvimento dos óvulos:

  • LH, o hormônio luteinizante;
  • FSH, o hormônio folículo estimulante.

O excesso desses elementos no ovário atrapalha a maturação normal dos óvulos, retardando em três vezes a possibilidade de engravidar.

Outro hormônio que sofre alterações importantes é a insulina que, além do temido diabetes, pode causar a Síndrome do Ovário Policístico, que causa irregularidades no ciclo menstrual e diminuição ou mesmo interrupção da ovulação.

## Engravidar e a manutenção saudável da gravidez

A mulher que quer ter filhos precisa ficar atenta aos problemas em manter a gravidez e a saúde tanto da mãe quanto do filho quando se tem sobrepeso.

carregando…

Mulheres acima do peso entram automaticamente na chamada gravidez de alto risco graças à probabilidade de problemas graves como:

  • Pré-eclâmpsia, uma junção de hipertensão, problemas renais e hepáticos;
  • Diabetes gestacional;
  • Aborto;
  • Partos prematuros, geralmente antes da 36ª semana gestacional.

## Emagrecer é vital para quem deseja engravidar

Manter os níveis de gordura dentro do que é considerado normal ao seu biotipo é vital para que deseja engravidar e manter a saúde gestacional.

E quando falamos do seu tipo físico, estamos nos referindo a perder peso demais e ficar muito magra. Falta de gordura corporal também pode ser danosa à gravidez, e geralmente pelos mesmo motivos acima listados.

Procure seu ginecologista, um nutricionista e um endocrinologista e obtenha todas as informações seguras e necessárias para que a perda de peso esteja entre suas prioridades.

Não se esqueça de fazer sua parte: cuide bem de sua alimentação e mantenha o sedentarismo longe de sua rotina diária.

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Deixe seu comentário!