Sobrepeso Causa Dor nas Costas

A dor nas costas tem como uma de suas principais causas o sobrepeso e a obesidade. Como tratar esse problema?

Dentre os problemas de saúde relacionados à obesidade, a dor nas costas é o que aparenta ter menos a ver com o sobrepeso.

Embora não seja a única causa, dores na região da coluna podem ser consequência direta do sobrepeso, principalmente devido à sobrecarga que a elevação do peso pode causar.

A coluna vertebral

Formada por ossos, cujos nomes são vértebras, que se empilham um sobre os outros, a coluna vertebral percorre nosso corpo desde o crânio até a região da pelve.

Dor-costas-500x325-500x325

Ela se divide em quatro regiões:

  • Coluna cervical, responsável pela sustentação do crânio e do pescoço.
  • Coluna torácica, onde fica a maior parte das vértebras, próximas ao pulmão.
  • Coluna lombar, que fica na região um pouco acima dos glúteos.
  • Coluna sacro-coccígea, na região do cóccix e da pelve.

Na maioria das vezes, as dores nas costas concentram-se na região lombar e sacro-coccígea,

Causas da dor nas costas

O sobrepeso pode causar um desequilíbrio no chamado centro de gravidade da coluna como um todo, principalmente se a barriga for muito proeminente.

Quando a camada de gordura na barriga é acentuada, a estrutura óssea da coluna sofre com a falta de equilíbrio. Se os músculos do abdome não estiverem devidamente fortalecidos, o acréscimo de peso pode causar dor nas costas

Uma pessoa com sobrepeso ou obesa também sofre com a limitação de alguns movimentos, o que dificulta a prática de exercícios físicos. Essa imobilidade em conjunto com o desvio do centro de gravidade podem causar hérnia de disco.

Como tratar a dor nas costas

Felizmente, a maioria dos casos de dor nas costas causada pelo sobrepeso não necessitam de intervenções cirúrgicas.

Bastam uma mudança de estilo de vida, incluindo aí uma dieta saudável e a inclusão de atividades físicas possíveis, e uma consulta com um ortopedista, que pode incluir sessões de fisioterapia.

Pode haver a necessidade de se incluir remédios para aliviar a dor (sempre sob prescrição médica) e exercícios específicos, como o pilates. Mas jamais deixe de consultar um médico; ele irá prescrever o tratamento ideal para aliviar e até mesmo eliminar a dor nas costas.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.83
Total de Votos: 6

Sobrepeso Causa Dor nas Costas

Comente