Sobrepeso e Dores nos Joelhos

O sobrepeso e a obesidade tem grande responsabilidade sobre as dores nos joelhos. Como cuidar bem de nossas articulações?

11 de setembro de 2015 • Por Mariana, em Comportamento, Dicas e Dietas


A ligação entre sobrepeso e dores nos joelhos é bem mais íntima do que imaginamos. O joelho e suas ligações ósseas e musculares são responsáveis por boa parte da sustentação do peso corporal.

Cuidar das dores nos joelhos é condição essencial para que o bem estar e a qualidade de vida tenham um acréscimo positivo durante a vida, e não é preciso fazer nenhum esforço sobre-humano; basta cuidar para eliminar o sobrepeso, dentre outros cuidados.


A importância anatômica dos joelhos

Os joelhos são as articulações mais suscetíveis à incidência de dores. Como dito acima, o peso de nosso corpo é em quase sua totalidade sustentado por eles.

Dicas--para-dor-nos-joelhos

Por isso e por ser exigido dia a noite para que nos mantenhamos de pé e caminhemos, essas articulações são as mais vulneráveis a lesões que causam as temidas dores nos joelhos.


A influência do sobrepeso nos joelhos

O sobrepeso e a obesidade são fatores que preocupam quando se trata do bem estar dos joelhos. As articulações sofrem com o acréscimo de peso e isso pode causar artrose prematura.

A cartilagem que protege as ligações ósseas sofrem desgastes e isso expõe os ossos que fazem a ligação articulada, causando dores nos joelhos de forma intensa e destruindo aos poucos as articulações.

O grande problema é que essas dores nos joelhos impedem a prática de atividades físicas que poderiam ajudar na perda do sobrepeso, causando um impasse na vida de quem quer se livrar desse terrível incômodo.


carregando…

Como tratar as dores nos joelhos

O primeiro passo é consultar um ortopedista para que seja feita uma avaliação do estado das articulações. Fazer isso nos estágios iniciais das dores é essencial para que o problema não se agrave.

joelho1

É preciso evitar fatores que possam causar danos às articulações dos joelhos, como o uso de salto alto e a forma com que pisamos durante a caminhada.

Só use remédios anti-inflamatórios sob prescrição médica, já que alguns tipos desse medicamento podem causar efeitos colaterais e reações alérgicas.

Adapte os exercícios físicos às dores. A inatividade causada pelo sofrimento não pode impedir a eliminação do sedentarismo. Pesquisas feitas nos EUA comprovaram que eliminar 10% do sobrepeso aliado a uma dieta balanceada diminuem as dores nos joelhos causadas pela artrose.

Consulte sempre um médico e faça atividades físicas monitoradas.

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Deixe seu comentário!