Sopa de Farinha de Banana para Emagrecer

O uso de farinha de banana em sopas, bolos e sucos pode ajudar a emagrecer graças ao seu poderoso amido.

28 de agosto de 2015 • Por Mariana, em Dicas e Dietas


A farinha de banana verde foi a maneira que encontraram para consumir a fruta antes do amadurecimento sem os efeitos desagradáveis ao paladar.

Mas por que a banana verde é a nova onda dos alimentos que ajudam a emagrecer? Pesquisas comprovam o quão funcional e eficaz esse alimento é em uma dieta balanceada.


Propriedades da farinha de banana verde

O principal atrativo da banana verde é uma substância chamada amido resistente, que nada mais é do que uma forma de carboidrato que produz inúmeros benefícios ao organismo.

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O amido resistente é digerido no intestino delgado, e não no estômago. Isso permite que a banana verde não se transforme em glicose (açúcar) a ser liberada no sangue.

Isso impede o excesso de liberação de insulina. O amido resistente da banana verde possui baixo índice glicêmico. Isso significa que os picos de insulina, que promovem aumento de gordura e a possibilidade de evolução para o diabetes tipo 2.

Como a digestão é feita no intestino, a ação de saciedade do gel que é formado ajuda a manter a fome sob controle. Com se não fosse o suficiente, a farinha de banana verde é mais rica em fibras do que a aveia.

Por conta da qualidade das fibras, a farinha de banana auxilia no combate ao colesterol ruim e reforça a imunidade, graças o fortalecimento da flora intestinal.


Sugestão de consumo da farinha de banana verde

Cada caso é um caso, e um nutricionista poderá indicar a quantidade adequada a ser consumida por dia.

Contudo, recomenda-se o consumo médio de 2 colheres de sopa da farinha por dia. Ela pode ser misturada em sucos, vitaminas, sopas e fazer parte da massa de tortas e bolos.

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Propriedades nutricionais da farinha de banana verde

A porção de duas colheres de sopa fornece em média os seguintes valores:

99 calorias;
22 g de carboidratos (7% das necessidades diárias – ND)
0,66 g de proteínas (1% das ND);
2,66 g de fibras (10% das ND).

A farinha de banana verde não possui gorduras e contém níveis consideráveis de micronutrientes essenciais como ferro, manganês, cálcio e magnésio.


Podemos trocar uma refeição por uma sopa de farinha de banana?

As substituições de refeições só podem ser feitas de maneira saudável seguindo orientações estritas de um nutricionista e um nutrólogo.

O ideal é incluir a farinha de banana verde aos alimentos já incorporados à dieta. E lembre-se: a farinha não promove milagres. Embora seja um excelente coadjuvante para emagrecer, é preciso que haja comprometimento.

Manter uma dieta saudável e manter uma rotina de atividades físicas que queimem calorias continua sendo imprescindível.

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