Subir escadas para emagrecer

Subir escadas é algo corriqueiro que pode se transformar no exercício que você tanto busca para emagrecer e manter seu corpo em forma.

14 de maio de 2014 • Por Mariana, em Dicas e Dietas


Tão difícil quanto mudar hábitos alimentares é incluir atividades físicas na rotina diária. Para o segundo caso, o ideal é transformar atos cotidianos em exercícios, e subir escadas é um modo muito eficiente de se fazer isso.

Os degraus de uma escada fazem parte do caminho da maioria de nós, basta que saibamos fazer desse trajeto uma espécie de academia particular, com todos os cuidados necessários que toda atividade física deve ter.

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Os músculos usados e as calorias queimadas ao subir escadas

Os músculos dos joelhos, quadril, coxa e panturrilha são os exigidos na subida, e essa movimentação garante um gasto calórico considerável, além de tonificação muscular, perda de gordura abdominal, aumento da capacidade respiratória e controle da pressão arterial.

Calcula-se que que é gasto uma caloria a cada dois degraus, por isso considera-se que subir escadas só serve para emagrecer e se tornar uma atividade física quando praticado pelo menos três vezes por semana, 30 minutos por dia.


Cuidados posturais e de movimentação

Recomenda-se, como em todos exercício, o alongamento de braços e pernas antes do início da sessão. Atenção à postura: o ideal é manter na mesma linha postural cabeça, tronco e quadril para não haver nenhuma lesão cervical ou lombar.

Quando subir as escadas, colocar os pés sempre no centro do degrau, deixando a sola apoiada. A coordenação entre a troca de passos, o movimento dos braços e a postura devem ser observados para que não haja torções.

Muito cuidados com os joelhos, a parte que mais sofre nesse tipo de exercício. Cuidado com a sobrecarga e respeite sua condição física.

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Não à repetição e outras dicas

Intercale a subida de escadas com outros exercícios aeróbicos, para que seu condicionamento físico melhore e pera que não haja acomodação sensorial nem exageros. Movimentos repetitivos podem causar lesões graves.

Quando o corpo já estiver devidamente acostumado à atividade física, procure variar, mudando a carga, a velocidade e incluindo pesos extras. Se subir um degrau já á algo fácil, suba os lances de escada de dois em dois.

Inclua algo que seja um pouco pesado durante a subida, como uma sacola de compras ou mesmo um halteres. Não ultrapasse o limite de cinco quilos, a não ser sob supervisão.

E não se esqueça: faça sempre uma avaliação física antes de começar a subir escadas como treino. Respeite seus limites físicos; se houver dor ou desconforto, suspenda o exercício imediatamente.

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