Suplementação alimentar

Você sabe o que é e para que serve a suplementação alimentar?

A suplementação alimentar tem sido confundida com produtos para aumentar e tonificar a massa muscular graças à triste simplificação da mídia.
Saber o que são e para que servem os suplementos é o primeiro passo para que não haja espaço para falsas promessas nem para exageros.

O que é um suplemento alimentar

De forma resumida, suplemento alimentar é um agrupamento de nutrientes que servem para complementar a alimentação por motivos clinicamente atestados.

suplmentos
Dentre esses motivos estão a desnutrição, a carência de nutrientes e as necessidades esportivas ou para hipertrofia (definição e aumento de determinados músculos).

Exemplos do uso de suplementação alimentar

  • Suplementação para mulheres – São usados em determinados estágios ou ocasiões da vida da mulher, como a gravidez, a amamentação, a menopausa ou a tensão pré-menstrual.
  • Suplementação para hipertrofia – A mais veiculada, usada por frequentadores de academias para aumento da massa muscular. Estão inclusos aí os famosos compostos de whey protein e carboidratos.
  • Suplementação esportiva – Bem mais específica, esse aporte de proteínas, vitaminas e carboidratos depende do atleta e do tipo de esporte praticado e é preciso ser acompanhado individualmente por nutricionistas.

Suplementação de ferro

Um dos nutrientes cuja falta é extremamente preocupante é o ferro. A suplementação alimentar feita com essa substância evita casos crônicos de anemia ferropriva, a porta de entrada de diversas doenças.

Crianças, gestantes e lactentes precisam de cuidados especiais já que a quantidade de ferro na alimentação deles nem sempre é suficiente para suprir as necessidades nutricionais.

A falta de ferro pode causar problemas cognitivos (de memória), problemas de ritmo de sono, baixa imunidade, problemas motores e até mesmo causar óbito.

Suplementação alimentar emagrece?

Depende muito do uso dos suplementos. Apenas um nutricionista e um nutrólogo vão poder prescrever produtos e nutrientes, se forem necessários, para ajudar tanto no ganho de massa muscular quanto na perda de peso.

Cuidado com os suplementos alimentares à venda. Exitem diversos produtos que foram retirados de circulação pela ANVISA por não conter os nutrientes prometidos ou por não informar produtos que constam na fórmula. SEMPRE peça orientação de um nutricionista.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.57
Total de Votos: 7

Suplementação alimentar

Comente