Temperos que ajudam a emagrecer

Os temperos estão dando sabor ao alimento da humanidade há muito tempo. Saiba que eles também são coadjuvantes ativos no combate à obesidade, se bem usados.

01 de julho de 2014 • Por Mariana, em Alimentos


Temperos, ervas e especiarias eram moeda de alto valor durante a era das Grandes Navegações. Hoje esses verdadeiros aditivos alimentares são aliados nas dietas, graças a características que vão além do sabor.

Pesquisas constantes mostram que alguns temperos, quando bem usados e dosados, turbinam o metabolismo, combatem fatores inflamatórios e auxiliam na queima da gordura. conheça-os e incremente suas receitas.

condimentos

Mas antes, um aviso

Nunca é demais lembrar: nenhum produto, por mais natural que seja, está imune a causar efeitos colaterais. Seja uma reação alérgica ou porções exageradas, alguns desses produtos pode provocar efeitos deletérios em pessoas suscetíveis.

Faça sempre testes de alergia alimentar antes de consumir qualquer coisa, e mantenha seu médico sempre a par do que você consome.

Alguns temperos, ervas e especiarias

Canela – uma das especiarias mais desejadas na Europa no passado, a casca da árvore asiática tem a já conhecida ação termogênica, que ajuda a queimar calorias.

Além desse beneficio, a canela ajuda na redução tanto dos níveis de açúcar quanto de colesterol, sendo ótimo complemento alimentar para quem tem diabetes.

Orégano – o toque final da pizza é rico em enzimas que ajudam a digerir carboidratos, tem leve função diurética e possui antioxidantes que ajudam a retardar o envelhecimento das células.

Pimenta-preta em grão – usar essa especiaria fresca não é preciosismo de cozinheiros. Segundo estudos, ela é rica em uma substância chamada piperina, que queima gorduras com muita eficiência, e se for moída na hora, ela é mais eficiente. A pimenta-preta tem efeito digestivo.

carregando…

Salsa – combate o inchaço e a formação dos incômodos gases intestinais. A salsa é um potente diurético, especialmente se consumido na forma de chá. Por isso elimina toxinas e auxilia o fígado a cumprir sua função depurativa.

Cúrcuma –  um dos componentes do indiano curry possui efeito termogênico potente, ajudando a eliminar a gordura e, port tabela, inibindo os picos de insulina que podem causar diabetes. Também ajuda na quebra e melhor absorção das proteínas ingeridas.

Anis-estrelado – muito conhecido pelos amantes das infusões (chás com a pequena semente em forma de estrela são muito apreciados em noites frias), o anis-estrelado ajuda o sistema digestório fazendo com que  a produção de saliva aumente, juntamente com os chamados movimentos peristálticos (ação involuntária dos músculos do tubo digestivo).

Gengibre –  a raiz é um verdadeiro ás na dieta. Ele suprime a fome fora de hora. tem ação termogênica insuperável e elimina toxinas que causam inchaço e mal estar.

 

Compartilhe

 

Este site site não é farmácia ou consultório médico. Não brinque com sua saúde. Não se automedique. Consulte seu médico, e não confie no que ler na Internet, nem mesmo neste site.

Deixe seu comentário!