Teste: você sabe como fazer dieta direito?

Faça esse teste simples e descubra sua habilidade em determinar sua dieta de forma correta.

30 de dezembro de 2013 • Por Mariana, em Destaques, Dicas e Dietas


Você sabe como fazer dieta direito? Pode parecer que simplesmente parar de comer seja suficiente para emagrecer, mas não é exatamente assim. Faça o teste e descubra se você sabe como se faz dieta do jeito certo, ou se ainda tem vícios e conceitos errados a corrigir.

As respostas estão inicialmente ocultas para evitar que você se deixe influenciar por uma leitura prévia, o que afetaria o resultado do teste. Clique na pergunta e a resposta será exibida para você conferir.

[sws_ui_toggle title=”1. Para emagrecer é preciso cortar o consumo de carboidratos à noite.” closed=”true” jui_theme=”ui-smoothness” duration=”500″]Falso! Os carboidratos devem compor de 55% a 65% do total de nossa ingestão calórica, embora não precisam vir de açúcar ou doces! São eles que fornecem energia para que fiquemos ativos dureante o dia. Entretanto, nada de exagero, e lembre-se que frutas e legumes também contêm carboidratos.[/sws_ui_toggle]

 

[sws_ui_toggle title=”2. Consegue se livrar das gordurinhas mais rápido quem fica de quatro a seis horas em jejum.” closed=”true” jui_theme=”ui-smoothness” duration=”500″] Falso! Para que o metabolismo se mantenha em uma velocidade adequada e queime calorias, é necessário alimentar-se de três em três horas, ficando no máximo quatro em jejum — exceto quando dormimos. Com a alimentação regrada, você come menos, deixando seu organismo em equilíbrio. [/sws_ui_toggle]

 

[sws_ui_toggle title=”3. Tomar água durante a refeição engorda.” closed=”true” jui_theme=”ui-smoothness” duration=”500″] Verdadeiro! O ideal é tomar líquidos 30min antes de comer. O consumo de água durante a refeição causa distensão abdominal (o famoso “estufamento”) e dá uma sensação falsa de saciedade. Aí, uma hora após o almoço você estará com fome novamente, e provavelmente atacando porcarias em vez de alimentos saudáveis. [/sws_ui_toggle]

 

[sws_ui_toggle title=”4. Comer apenas frutas emagrece.” closed=”true” jui_theme=”ui-smoothness” duration=”500″] Falso! As frutas possuem calorias como qualquer outro alimento. Para se ter uma ideia, uma porção equivale a 70kcal. E o consumo em excesso de frutose (açúcar natural presente nas frutas) ainda pode elevar os triglicérides. O correto é consumir de três a seis unidades por dia. [/sws_ui_toggle]

 

[sws_ui_toggle title=”5. Chá ajuda a emagrecer.” closed=”true” jui_theme=”ui-smoothness” duration=”500″] Verdadeiro! Alguns chás aceleram o metabolismo, facilitando a perda de peso. Outros são diuréticos e auxiliam no tratamento da retenção de líquidos. Há, ainda, chás desintoxicantes, que ajudam o organismo a eliminar toxinas e entrar em equilíbrio. [/sws_ui_toggle]

 

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[sws_ui_toggle title=”6. Para um regime bem sucedido é preciso evitar qualquer tipo de gordura.” closed=”true” jui_theme=”ui-smoothness” duration=”500″] Falso! O azeite, por exemplo, que é uma gordura boa, deve ser consumido em quantidade moderada. Além de reduzir o colesterol, ele acelera o metabolismo e, pela manhã, inibe os hormônios que aumentam a sensação de fome. [/sws_ui_toggle]

 

[sws_ui_toggle title=”7. Comer arroz com feijão todos os dias engorda.” closed=”true” jui_theme=”ui-smoothness” duration=”500″] Falso! A dupla arroz e feijão tem a dose diária perfeita de proteínas, vitaminas e minerais para equilibrar o metabolismo, regular o intestino e dar disposição para as tarefas do dia a dia. Só não vale exagerar! A não ser que esteja seguindo uma prescrição diferente, você pode comer até duas colheres (sopa) de arroz e uma concha de feijão no almoço e no jantar. [/sws_ui_toggle]

 

[sws_ui_toggle title=”8. Quem quer fazer as pazes com a balança não pode jantar, mesmo que esteja com fome.” closed=”true” jui_theme=”ui-smoothness” duration=”500″] Falso! Nenhuma refeição deve ser dispensada. À noite, com o metabolismo mais lento, vale comer algo mais leve, que não seja transformado em gordura, por causa da redução do gasto calórico. [/sws_ui_toggle]


Calcule sua pontuação e descubra se sabe fazer dieta direito

Cada resposta correta vale um ponto.

  • De 6 a 8 pontos: Parabéns! Você entende mesmo de dieta: sabe o que vale a pena e o que é puro mito, além de apostar em hábitos saudáveis e eficazes.
  • De 3 a 5 pontos: Abra o olho! Você conhece algumas regras que ajudam a emagrecer, mas deve se informar mais para investir em novos hábitos que funcionem.
  • De 0 a 2 pontos: Você precisa pesquisar mais sobre o assunto para começar a adotar novos hábitos sem correr o risco de cair em armadilhas, fazendo sacrifícios inúteis.

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