Como se alimentar antes e depois dos exercícios

Saber como se alimentar antes, durante e depois dos exercícios é crucial para que o ato de eliminar calorias seja melhor aproveitado pelo metabolismo.

08 de março de 2017 • Por Mariana, em Comportamento, Dicas e Dietas


Dentre os cuidados com a prática de exercícios auxiliares na dieta para emagrecer, um dos principais é justamente com a alimentação pré e pós-treino. É preciso ter em mente que a atividade física queima as tão sonhadas calorias excedentes mas também exige poucos mas bons nutrientes extras para que o exercício não cause cãibras e fadiga muscular.


A questão inicial

O alimento antes e depois dos exercícios não podem causar desconforto intestinal ou sensação de “peso”. Usando a velha analogia entre seu corpo e um carro, o alimento é o combustível e precisa ser reposto com frequência, mas a gasolina ou etanol necessitam dos aditivos corretos para que o motor não superaqueça.


O alimento antes da atividade física

 

Antes de iniciar a rotina de exercícios (sabe-se que as atividades físicas preferidas são a caminhada, a corrida e o ciclismo), recomenda-se o consumo de pelo menos meio litro de água para manter o corpo hidratado.

Ao comer algo leve antes do treino, espere entre meia hora ou 40 minutos antes de começar. Como estamos falando de exercícios para auxiliar a perda de peso, iremos nos concentrar em frutas e eventuais cereais.

  • Maçã, pera e pêssego são frutas perfeitas para o pré-treino porque possuem baixo índice glicêmico e ofertam energia em doses corretas durante a caminhada, corrida ou pedaladas.
  • Evite frutas com alto teor de fibras com efeito laxativo, como laranja com bagaço e melancia.
  • Beba um copo de água imediatamente antes de começar a atividade física.


Cuidado durante o exercício

Durante o  exercício, basta manter a hidratação corporal. Mantenha sempre por perto uma garrafa com água. Beba isotônico apenas caso o treino tenha duração maior do que um hora.

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##Depois de tudo isso…

Depois do exercício o corpo precisa recompor o gasto muscular e deixá-lo pronto para as próximas sessões de treino. Não caia na tentação de consumir a mesma quantidade de calorias eliminadas.

Faça seu metabolismo acostumar-se a usar apenas a energia necessária consumindo frutas que promovam a recuperação muscular e a saciedade.

  • Escolha frutas que contenham antioxidantes como as vitaminas C e E, perfeitas para que os músculos mantenham-se longe dos radicais livres. Goiaba, acerola e caju são excelentes fontes de vitamina C pós-treino. Sementes e castanhas fornecem vitamina E e selênio, mineral essencial na manutenção muscular.
  • Cuidado com o excesso de carboidratos e proteínas. Só consuma esses nutrientes caso queira ganhar massa muscular avantajada e sob os cuidados de um nutricionista.

Para saber quais alimentos são mais indicados aos seu biotipo antes e depois dos exercícios com propriedade, consulte seu médico. Use esse texto apenas como referência.

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