Trocando o pão francês no café da manhã

Quais as alternativas ao pão francês em uma dieta equilibrada?

Mudar certos hábitos alimentares não é tão fácil quanto querem preconizar nutricionistas e endocrinologistas. Afinal, estamos falando de décadas de hábitos arraigados que não podem simplesmente serem descolados de nós como quem tira uma peça de roupa. E um dos alimentos que mais sofrem com essas mudanças é o pão francês do café da manhã.

Crocante, quentinho, saboroso, aromático. Junte tudo isso a uma leve camada de manteiga ou geleia e pronto: salivamos em expectativa a cada manhã. Como substituir esse pequeno prazer em troca de de uma dieta que nos permita emagrecer com saúde e nos manter alimentados?

Por que o pão francês não é recomendado?

Apesar de delicioso, ele é manufaturado com farinha de trigo branca, processada e por isso mesmo sem fibras, sendo fonte apenas de carboidratos simples. Um pãozinho fornece em média 150 calorias e não dá em troca uma sensação de saciedade plena, além de fazer com que os níveis de insulina no sangue subam a níveis pouco recomendados.

O que comer no lugar?

É bastante temerário pedir para substituir o tradicional e barato pão francês para quem o consome desde a mais tenra idade, mas se sua ideia é eliminar fontes desnecessárias de calorias que possam vir a se tornar depósitos de gordura no futuro, pense com carinho nessas sugestões.

Aveia com leite e frutas – A aveia é o alimento funcional por excelência. Fonte de fibras e ótima para combater o colesterol e evitar problemas cardiovasculares, ela pode ser o principal ingrediente de uma vitamina batida com leite e uma fruta de sua preferência. Para incrementar, você pode incluir linhaça, fonte de ômega 3, antioxidante que elimina os radicais livres.

Tapioca – O quitute dos frequentadores de academia é leve, tem baixa caloria e fornece carboidratos de maneira mais eficaz do que o pão. Inclua no recheio queijos brancos ou uma mistura de carne de aves ou peixes, fontes de proteínas magras e com baixa caloria se consumidas sem pele e seu café da manhã terá sabor e crocância.

Cereais em flocos integrais – Se isso soa estadunidense demais para você, abra sua mente e veja o lado nutricional: cereais integrais são fonte de fibras, sais minerais e carboidratos. Combine com leite ou iogurte light e teremos proteínas e cálcio, ideais para quem deseja manter uma dieta que ajude a emagrecer.

Pão de centeio – Certo, o que você realmente quer é pão. Experimente a versão com centeio, um grão rico em vitaminas do complexo B, zinco e fibras com alto poder digestório.Essas fibras ajudam a aumentar a saciedade e mantém os níveis de insulina sob controle. Combine isso com seu café, suco ou leite e sua manhã está completa.

Considerações finais

As sugestões que damos aqui servem apenas como um primeiro guia. Consulte sempre seu médico e seu nutricionista antes de fazer quaisquer mudanças em seu cardápio, por mais frugais e saudáveis que elas possam parecer. Mas uma coisa podemos dizer com certeza: jamais pule o café da manhã. Seu corpo precisa de nutrição após o jejum compulsório do sono.

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