Zinco para Emagrecer

O zinco é um mineral que não pode faltar em uma dieta para emagrecer. Saiba os motivos aqui nesse texto.

Dentre os minerais importantes para emagrecer, o zinco possui um destaque reconhecido por todos os profissionais de saúde.

Saber onde e como consumir o zinco faz parte da imensa maioria das dietas saudáveis e confiáveis existentes. Conheça mais sobre esse importante mineral.

Ação do zinco no organismo

O zinco é vital para a ativação do metabolismo que facilita a queima calórica e ajuda a diminuir a fome.

A explicação é a regulação de um hormônio chamado leptina, que age sobre a saciedade e o controle de apetite. A leptina é encontrada em maior quantidade em pessoas magras, já que a gordura impede a ação completa da substância.

Além de controlar a leptina, o zinco mantém a produção de insulina em níveis normais, colabora no funcionamento e regulação do sistema imunológico, é um mineral antioxidante e acelera a quebra dos principais nutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras).

A falta de zinco pode causar problemas de desenvolvimento como deficiências de crescimento, queda de cabelos e enfraquecimento de unhas, problemas neurológicos e de memória e dificuldade de cicatrização.

Cuidados com o excesso de zinco

Como qualquer nutriente, há um limite para a absorção de zinco pelo organismo. O excesso do mineral pode causar diversos efeitos desagradáveis.

Em um nível hormonal, o exagero de zinco no organismo causa diminuição da quantidade de cobre, mineral que ajuda na fixação de ferro no sangue. A deficiência de cobre causa anemia.

O excesso de zinco também causa diarreias, vômitos e enjoos graças à ação no intestino. Sudorese, taquicardia e quedas súbitas de pressão são outros efeitos do consumo exagerado do mineral. Sugere-se o consumo de 50 mg por dia de zinco.

Alimentos ricos em zinco

É preciso que um nutricionista saiba balancear corretamente os alimentos que contém zinco, pois alguns podem causar alergias e alguns níveis de intolerância. Eis os mais conhecidos.

  • Ostras;
  • Gérmen de trigo;
  • Fígado;
  • Arroz integral;
  • Queijos;
  • Nozes e castanhas;
  • Amendoim;
  • Ovos;
  • Ricota.

Uma dieta bem elaborada com zinco e demais minerais e nutrientes balanceados, aliada a exercícios que auxiliem na queima de calorias, são armas para quem deseja emagrecer de forma saudável.

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